Google transfere servidores à Rússia

O Google consolidou sua posição no país apenas recentemente. Mas o líder do mercado local ainda é o buscador Yandex Foto: EPA

O Google consolidou sua posição no país apenas recentemente. Mas o líder do mercado local ainda é o buscador Yandex Foto: EPA

Para se adaptar a nova lei que entrará em vigor a partir de setembro, empresa deve manter no país os dados de cidadãos russos. Mas analistas acreditam que a companhia esteja aproveitando a situação para desenvolver novos serviços e conquistar parte do mercado que hoje pertence a seu principal concorrente russo, o Yandex.

O Google é uma das primeiras empresas estrangeiras na Rússia a transferir para o país os dados pessoais de cidadãos russos, cumprindo assim as exigências de uma nova lei que entrará em vigor a partir de setembro.

A empresa já havia começado a aquirir equipamentos para a transferência à Rússia há mais de um ano, de acordo com o jornal econômico russo RBC.

O jornal ainda apurou que o Google é proprietário de dezenas de servidores em centros de armazenamento de dados russos, segundo o diretor-geral da companhia Store Data, Anton Platonov , declarou em reunião no Ministério das Comunicações da Rússia.

Um dos participantes da reunião ainda teria relatado que o Google armazena suas informações nos servidores de sua “empresa pública de economia mista” e “não concede acesso a seus servidores a ninguém”, exceto aos próprios funcionários da companhia vindos do exterior.

Informações secretas

Questionado pela Gazeta Russa em coletiva de imprensa, o porta-voz do Google no país disse que não comentaria a situação.

Para o analista-chefe da Associação Russa de Comunicações Eletrônicas, Karen Kariaran, o Google poderia ter se adequado à nova lei de maneira muito mais econômica.

"Possivelmente, eles estejam planejando lançar novos serviços na Rússia e promover mais ativamente a tecnologia de armazenamento em nuvem”, disse Kariaran à Gazeta Russa.

O Google consolidou sua posição no país apenas recentemente. Mas o líder do mercado local ainda é o buscador Yandex.

De acordo com o site de estatísticas Liveinternet.ru, em  janeiro de 2015 a fatia do mercado ocupada pelo Yandex caiu 2,8%, alcançando os 58,9%, enquanto a do Google cresceu 5,9%, chegando a 32,8%.

O auditório mensal de 62 milhões de usuários do Yandex é substancialmente superior ao do Google, de 49,4 milhões, segundo o site TNS. A pesquisa, no entanto, não considera as buscas realizadas a partir de aparelhos móveis. 

Nesse quesito, o Google mantém a liderança do mercado, de acordo com relatório divulgado em fevereiro pela consultoria Morgan Stanley. Um dos motivos para isso é a impossibilidade de pré-instalar outros aplicativos a que o Google submete fabricantes de smartphones de sistema Android.

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies