‘Brasileiros sugeriram criar um satélite dos países do Brics’

Ogorodova: "Presidência dos Brics permite à Rússia trabalhar no reforço à parceria científica" Foto: Serguêi Tchernikh/RIA Nóvosti

Ogorodova: "Presidência dos Brics permite à Rússia trabalhar no reforço à parceria científica" Foto: Serguêi Tchernikh/RIA Nóvosti

Em março passado, Brasília sediou uma reunião ministerial do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) sobre a cooperação nos setores de ciência, tecnologia e inovação. Em entrevista à Gazeta Russa, a vice-ministra da Educação e Ciência, Liudmila Ogorodova, falou sobre o encontro e as metas de cooperação definidas pelas cinco potências emergentes.

Qual é a sua avaliação sobre o encontro no Brasil?

A postura construtiva e a abordagem profissional são os pontos que caracterizam a reunião em Brasília. Devo enfatizar que a agenda da reunião organizada no Brasil foi bem preparada, com muitas propostas revisadas. A Rússia, que assumiu a presidência do Brics em abril, tomou uma posição proativa em relação às propostas feitas no documento final e indicou os contornos da criação de uma plataforma estratégica de cooperação científica e tecnológica entre os cinco países.

Quais elementos vão compor essa plataforma?

Os países-membros têm em mãos três documentos importantes: o Memorando de Cooperação, que foi assinado em Brasília por todos os ministros dos Brics e se tornou a base para a cooperação científica; um documento que dispõe sobre mecanismos para o financiamento da pesquisa científica; e o plano de trabalho de acordo com o qual serão implementadas as ideias e propostas dos Brics.

Por enquanto, posso citar algumas áreas: segurança de produtos de alimentação; transferência de inovação e tecnologia; fontes de energia novos e renováveis; nanotecnologia; espaço, aeronáutica, astronomia e monitoramento terrestre. Cada país do Brics está ligado a um setor específico.

O que desta lista se aplica à Rússia?

Recursos hídricos e neutralização da poluição. 

E ao Brasil?

O Brasil assume o monitoramento e conservação do meio ambiente, isto é, gestão ambiental. O Memorando de Cooperação também reserva atenção especial ao controle dos direitos de propriedade intelectual, e Brasil e Rússia estão planejando atividades conjuntas para garantir proteção efetiva e distribuição equitativa dos direitos na área da propriedade intelectual de patentes.

Sabe-se que, durante o evento, os russos mantiveram conversações bilaterais com colegas brasileiros. O que você pode adiantar sobre essas reuniões?

Nessas negociações, que contaram com o chefe da Agência Espacial Federal do Brasil, foram discutidas questões relativas à parceria no setor espacial. A delegação brasileira falou sobre a possível criação de um satélite dos países do Brics e o interesse de desenvolver o sistema Glonass em território brasileiro.

Além disso, os representantes brasileiros demonstraram interesse nas áreas de biomedicina e tecnologia da informação, e se mostraram a favor da expansão do intercâmbio de estudantes universitários.

A comunidade científica dos Brics está planejando novos eventos frente à Cúpula em Ufá?

Neste momento estamos em negociações com o Instituto de Pesquisa Nuclear, para que este assuma a organização de uma reunião científica dedicada a vários projetos russos. Em junho, uma delegação brasileira irá à Rússia para considerar as questões dedicadas à adesão ao instituto internacional e, possivelmente, a um dos seus projetos. Essa reunião será anunciada durante a cúpula presidencial dos Brics, em Ufá.

O fato de que agora a presidência dos Brics ter passado para a Rússia é uma boa oportunidade de trabalhar produtivamente no reforço à parceria científica. Agora, por exemplo, começamos o trabalho para a criação de uma rede de BRICS.net. Essa questão também será incluída na agenda da próxima cúpula.

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies