Oeste russo é apontado como ‘pátria ancestral’ de línguas germânicas e românicas

Cultura da cerâmica cordada se originou sob a influência da cultura Iamnaia ou seus representantes foram fortemente influenciados pela cultura precedente Foto: Aslar73 / Wikipedia

Cultura da cerâmica cordada se originou sob a influência da cultura Iamnaia ou seus representantes foram fortemente influenciados pela cultura precedente Foto: Aslar73 / Wikipedia

Migração em massa a partir do território europeu da Rússia moderna teria dado origem a línguas indo-europeias.

De acordo com o estudo divulgado por uma equipe internacional de cientistas, incluindo especialistas de São Petersburgo e Samara, a migração em massa a partir do território europeu da Rússia moderna teria dado origem a  algumas línguas indo-europeias, como as balto-eslavas, germânicas e românicas.

Os especialistas chegaram a tal conclusão após analisar os genomas de 94 pessoas que viveram na Europa entre 3 e 8 mil anos atrás. Os geneticistas descobriram que há 4,5 mil anos cerca de 75% das pessoas na Europa Central possuíam ancestrais provenientes das estepes da Rússia. Verificou-se também que esses representantes da cultura da cerâmica cordada foram os ancestrais do povo pertencente à outra cultura – a cultura Iamnaia, que habitava o território entre os rios Dnieper e Volga.

Isso pode significar a confirmação da hipótese segundo a qual a cultura da cerâmica cordada se originou sob a influência da cultura Iamnaia ou seus representantes foram fortemente influenciados pela cultura precedente. Os cientistas também ressaltaram que as pessoas pertencentes à cultura Iamnaia poderiam ter difundido no território da Europa tecnologias relevantes para a época, especialmente o movimento com a ajuda de rodas.

Entre os fatores que o levaram a essa teoria é o fato de os meios de transporte com rodas e a domesticação dos cavalos terem surgido na Europa há aproximadamente 5.000 a 6.000 mil anos.

Acredita-se que as primeiras pessoas migraram da África para a Europa há aproximadamente 45 mil anos. Cerca de 8.000 mil anos atrás houve uma segunda onda de migração, e a Europa foi colonizada por agricultores do Oriente Médio. A terceira fase migratória descrita pelos cientistas ocorreu entre 5.000 e 6.000 mil anos a partir dos territórios da parte europeia da Rússia e da Ucrânia e, conforme relatado pelos cientistas, é exatamente a ela que se deve vincular o surgimento de uma série de línguas da Europa moderna.

 

Publicado originalmente pelo Lenta.ru 

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies