Novo satélite aumenta precisão do sistema de localização Glonass

Embora o novo aparelho pertença à mesma série K1 que seu antecessor, lançado há três anos, trata-se de uma modificação aperfeiçoada Foto: Aleksandr Kriazev/RIA Nóvosti

Embora o novo aparelho pertença à mesma série K1 que seu antecessor, lançado há três anos, trata-se de uma modificação aperfeiçoada Foto: Aleksandr Kriazev/RIA Nóvosti

No início do mês, o foguete transportador Soiuz-2.1b colocou em órbita o satélite Glonass-K1. Este já é o segundo instrumento de terceira geração do sistema russo de navegação global por satélite Glonass.

O Glonass-K se diferencia dos aparelhos da geração anterior por possuir uma vida útil maior (10 anos em vez de sete) e massa uma vez e meia menor. Entre as demais inovações, estão baterias solares mais eficientes e um conjunto de equipamentos de bordo do sistema internacional de busca e salvamento Cospas-Sarsat.

Embora o novo aparelho pertença à mesma série K1 que seu antecessor, lançado há três anos, trata-se de uma modificação aperfeiçoada, em cuja elaboração foram considerados os resultados dos testes de voo do primeiro satélite.

As características do sistema permitem aumentar significativamente a eficiência de funcionamento dos lasers terrestres que determinam com alta precisão a distância até os satélites de navegação Glonass. Isso irá conferir maior credibilidade aos dados recebidos.

Os satélites de terceira geração Glonass-K garantem ainda uma navegação com qualidade de 2 a 2,5 vezes mais alta, sobretudo quanto à determinação da localização. No caso de usuários civis, o grau de confiabilidade chegará de 2,5 a 2,8 m.  

Glonass vs GPS

Atualmente, apenas o Glonass e o GPS fornecem soluções de problemas tanto na esfera da defesa, quanto aos usuários civis – ambos com alcance global. O acesso aos sinais de navegação dos dois sistemas está disponível sem custo nem restrições.

No entanto, o Glonass ainda é inferior ao GPS no que se refere à precisão na hora de terminar a localização. De acordo com os dados do Sistema Nacional de Monitoramento e Correção Diferencial (SDKM, na sigla em russo), em 2012, os erros das definições de navegação do sistema russo em relação à latitude e longitude variavam de 3 a 6 metros. Porém, naquela época, a constelação do aparato russo contava somente com 8 satélites.

O lançamento do Glonass-K a partir do cosmódromo de Plesetsk foi a quinta missão com o objetivo de desenvolver o sistema Glonass. Agora, a formação do grupo de navegação orbital está praticamente concluída.

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies