Cientistas definem características básicas de “caça do futuro”

Projetistas ainda não chegaram a consenso sobre a aparência do novo caça Ilustração: Tatiana Perelíguina

Projetistas ainda não chegaram a consenso sobre a aparência do novo caça Ilustração: Tatiana Perelíguina

Governo anunciou o início dos trabalhos para criação de um modelo de sexta geração. Entre os requisitos da nova aeronave estão estrutura de materiais compósitos e alta velocidade, além da inclusão de novos meios de guerra eletrônica, aviônica e sistema de propulsão. Por outro lado, as tarefas de combate do veículo ainda são um mistério.

Na semana passada, o diretor-geral da Fundação de Estudos Avançados, Andrêi Grigoriev, informou aos repórteres presentes no fórum “Inovações Aberta que os cientistas russos já começaram a trabalhar em um novo modelo construído com materiais compósitos.

“O nosso objetivo é estabelecer as bases para a criação do caça de sexta geração. Os projetos atuais estão principalmente ligados a materiais e motores”, disse Grigoriev.

O corpo da aeronave será feito de material compósito muito resistente e leve. O caça deve possuir não apenas velocidade supersônica, mas, em determinadas fases do voo, também hipersônica. Como não é qualquer metal que consegue aguentar o aquecimento da fuselagem a essa velocidade, tudo indica que será preciso criar um novo compósito que preencha os requisitos.

O novo caça, apelidado de ‘seis’, vai também precisar de um motor novo e potente, capaz de funcionar não apenas na atmosfera, mas no vácuo espacial. Não está excluída a possibilidade de uma das tarefas da nova aeronave seja viajar até o Espaço e ou fazer uma trajetória orbital, sugerem os especialistas na aérea.

O veículo contará ainda com um sistema de aviônica novo e capaz de funcionar de maneira estável em todas as condições de voo e ambientes, permitindo  o contato com os pontos de comando em terra e no ar. Um sistema de bordo de guerra eletrônica deve não apenas para suprimir os sistemas de comunicação e controlar o eventual adversário, mas também neutralizar mísseis ar-ar ou terra-ar.

Apesar do avanço no projeto, o “caça do futuro” ainda não saiu do papel. Os criadores, junto com as autoridades militares, têm que chegar a um consenso sobre a aparência do veículo de combate do futuro, suas tarefas e objetivos de combate.

 

Víktor Litóvkin é jornalista militar e coronel reformado do Exército russo.

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies