Vacina contra o ebola promete reduzir poder letal do vírus a 5%

Cientistas afirmam que, com o tratamento adequado, a mortalidade do vírus pode ser reduzida a 5-10% Foto: PhotoXPress

Cientistas afirmam que, com o tratamento adequado, a mortalidade do vírus pode ser reduzida a 5-10% Foto: PhotoXPress

Uma equipe especializada de epidemiologistas e virologistas russos, que está a bordo de um laboratório móvel na Guiné, vem realizando pesquisas em parceria com uma equipe dos “Médicos Sem Fronteiras” para combater o vírus ebola. Fórmula experimental já passou nos ensaios pré-clínicos com animais e deve em breve ser testada em humanos.

“Os resultados obtidos nos levam-nos a crer que, em um curto espaço de tempo, a vacina de prevenção contra o ebola poderá ser usada em humanos”, afirmou à Gazeta Russa a chefe do Serviço Federal de Defesa dos Direitos do Consumidor e do Bem-Estar Humano (Rospotrebnodzor), Anna Popova.

O especialista do Instituto de Virologia Ivanovski, Mikhail Chelkanov, foi um dos cientistas do primeiro grupo de virologistas russos enviados à Guiné no início de agosto para estudar os métodos de combate à epidemia. Segundo ele, apesar de a vacina já ter se mostrado eficiente mesmo no estágio experimental, o mais importante, segundo os especialistas, é a condução de um tratamento adequado.

“Se o paciente for diagnosticado corretamente e logo for submetido ao tratamento sintomático correspondente, a taxa de sobrevivência já se eleva a 10%. Se houver condição de submeter o paciente à terapia desintoxicante, as chances aumentam mais 10%. Se houver suporte respiratório, acrescenta-se 20%. Se for possível aplicar terapia hemostática, mais 10%. Por fim, se for aplicada injeção antissoro, podemos subir em 25 a 30% as chances de sobrevivência”, explica Chelkanov.

Características do ebola

Hospedeiros naturais: morcegos frugívoros.

Transmissão: através das fezes e saliva a grandes primatas sedentários que vivem em regiões próximas. A transmissão a seres humanos ocorre primeiramente em caçadores que estão em contato com esses primatas.

Combate: A única maneira de combater eficazmente o vírus é com o desenvolvimento de vacinas e controle rígido sobre os focos naturais.

A rapidez e o fato de as epidemias acontecerem em lugares com pouca infraestrutura de saúde –  não há hospitais e os infectados não são atendidos em tempo hábil – geralmente se refletem nos índices de mortalidade do doença. “Mas, com o tratamento adequado, a mortalidade do vírus pode ser reduzida a 5-10%.”

Dificuldades básicas

O maior problema enfrentado na África Ocidental é que, como a epidemia não foi contida em dezembro de 2013, quando os casos eram bem raros, a solução atual depende de intervenção militar e isolamento completo das aldeias – embora isso não ajude a eliminar a epidemia.

“Os 3.000 militares que o presidente americano Barack Obama enviou à África na semana passada estão servindo apenas a reforçar o cordão de isolamento”, conta Chelkanov.

Deter um surto de ebola é difícil por duas razões básicas. Em primeiro lugar, a infecção possui natureza regional. Controlar a disseminação do vírus em regiões de florestas tropicais da Guiné, Serra Leoa e Libéria é praticamente impossível. Além disso, a África Ocidental é uma das áreas mais pobres do mundo, e as vilas e aldeias não possuem infraestrutura sanitária moderna.

As condições insalubres pioram pela incompetência administrativa de muitos governos aliada a altos níveis de corrupção – cabe lembrar que por apenas um dólar uma família consegue escapar dos cordões de isolamento.

Os infectologistas também enfrentam dificuldades em relação aos costumes e crenças locais. Durante os funerais é comum os parentes e amigos abraçarem o cadáver, o que dificulta o controle de quantas pessoas tiveram realmente contato com pessoas infectadas.

Na tentativa de resolver parte do problema, a Rússia está atualmente negociando com o governo da Guiné a criação de uma estação de coleta de dados epidemiológicos, que devem ajudar na contenção em lugares habitados.

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies