Ucrânia quer recuperar status de potência nuclear

As ogivas nucleares sempre representaram grande dificuldade Foto: ITAR-TASS

As ogivas nucleares sempre representaram grande dificuldade Foto: ITAR-TASS

Apelos de cidadãos ucranianos para que país adquira bomba atômica e mísseis intercontinentais podem não ser tão inofensivos.

Há muito ressoam declarações públicas de que Kiev deve sair do regime de não-proliferação de tecnologia de mísseis e armas nucleares e recuperar o status de potência nuclear.

Após o colapso da URSS, ainda havia armamento nuclear estacionado nos territórios independentes da Bielorússia e da Ucrânia. Minsk e Kiev concordaram quase imediatamente em transferir os arsenais para a Rússia.

Dada a situação instável da política interna desses países, responsabilizar-se por tal armamento perante a comunidade internacional era uma tarefa perigosa. Em 5 de dezembro de 1994, o governo da Ucrânia assinou em Budapeste um memorando confirmando não ser uma potência atômica.

Mas, 15 anos depois, em 28 de agosto de 2009 o Conselho Regional de Ternópil escreveu ao então presidente da Ucrânia, Víktor Iúshchenko, à primeira-ministra, Iúlia Timoshenko, e ao presidente do Conselho Superior da Ucrânia, Vladímir Litvin, pedindo que a Ucrânia voltasse a ser uma potência nuclear e quebrasse o Tratado de Budapeste.

Seu pedido não foi cumprido, mas a ambição foi retomada. Há rumores, ainda, de que uma parte do arsenal de ogivas nucleares da Rússia foi deixado em território ucraniano.

Um processo longo, caro e difícil

As ogivas nucleares sempre representaram grande dificuldade, até mesmo para os militares das Forças Nucleares do Exército Vermelho e para os agentes da KGB responsáveis pelas operações logísticas relacionadas com armas atômicas: o conhecimento sobre sua construção sempre foi muito limitado.

E, para que a Ucrânia possua o status de potência atômica, é necessário que desenvolva seu próprio complexo de armas nucleares. Essa não é uma tarefa fácil e barata.

No entanto, há o perigo de que a Ucrânia transfira tecnologias de mísseis nucleares para outros países.

O mais poderoso míssil balístico intercontinental do mundo, o R-36M2 Voevoda, batizado pela Otan de SS-18 Satan, é projetado e construído em Dnepropetrovsk, na Ucrânia, pela fábrica Iújnoe.

Toda a documentação referente à fabricação fica armazenada lá até hoje. Recentemente, a imprensa veiculou que representantes da Iújnoe teriam tido reuniões secretas na Turquia com possíveis parceiros comerciais.  Já em Dnepropetrovsk, a empresa anunciou oficialmente estar em conversação com a China.

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia tomou uma posição rígida a respeito da questão, chamando a atenção para notícias de que a fábrica Iujmash procurava vender tecnologia de produção de mísseis balísticos intercontinentais pesados da classe Satan para outros países.

Nesse contexto, é necessário observar que a Ucrânia, como membro do MTCR (da sigla em inglês, Regime de Controle de Tecnologia de Mísseis) e signatária do HCOC (Código de Conduta de Haia contra a Proliferação de Mísseis Balísticos), possui compromissos políticos importantes.

O caso porém, seria mais preocupante para os Estados Unidos, já que, para sair da crise, os ucranianos poderiam transferir toda a tecnologia e documentação necessária para a construção de mísseis aos chineses em troca de um crédito de alguns bilhões de dólares.

Com o anúncio das novas autoridades ucranianas de que há intenção de interromper a cooperação técnico-militar com a Rússia, a situação fica ainda mais delicada. Os profissionais dessa área poderiam vender seus conhecimentos à China, ao Irã e até mesmo à Coreia do Norte, caso acabem desempregados na terra natal.

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies