Conheça os personagens russos dos jogos eletrônicos

Red Alert Foto: divulgação

Red Alert Foto: divulgação

Mundo virtual traz personagens russos pelos menos desde os anos 1990.

Os heróis russos virtuais criados por desenvolvedores estrangeiros aparecem em jogos pelo menos desde a década de 1990. Alguns trazem alguns dos preconceitos existentes em relação ao país que muitas vezes não correspondem à realidade. Confira os jogos mais conhecidos que incluem personagens da Rússia.

 “Red Alert” 

Em 1996, foi lançado “Red Alert”que logo virou um clássico entre os jogos de computador. O seu cenário se desenvolve em torno de Albert Einstein, que utiliza a sua última invenção, a máquina de tempo, para voltar no passado e assassinar Hitler antes que ele chegue ao poder. Porém, apesar de tudo correr conforme o planejado, as boas intenções do cientista causaram o domínio da União Soviética, liderada por Josef Stálin sobre a Alemanha, provocando uma união entre os países europeus e os Estados Unidos com o objetivo de combater a “ameaça vermelha”. No jogo, a União Soviética possui uma superarma, a bomba nuclear. Aliás, nas edições subsequentes foram incluídos os ursos blindados, o maior pesadelo dos inimigos de comunismo. 

“Grand Theft Auto”

Uma matéria sobre os personagens russos não poderia deixar de lado a famosa máfia russa destacada em “GTA”. A sua segunda edição oferece aos jogadores a oportunidade de trabalhar para a máfia russa, cujo símbolo é uma estrela vermelha. O grupo do crime organizado aparece no terceiro distrito e especializa-se em assassinatos profissionais e venda de armas de fogo. O carro dirigido pelos membros da máfia, o Bulwark, é o mais resistente de todos os veículos no jogo, pois não é destruído nem por um tiro de lança-granadas, nem pela explosão de uma granada de mão ou de um coquetel molotov.

Não é nenhuma surpresa que a cor preferida dos membros da máfia russa é a vermelha e que eles apenas façam papeis de vilões. Na quarta edição do jogo, os usuários podem ouvir as famosas músicas dos artistas russos, tais como as bandas Kino e Bi-2 e os cantores Zemfira e Viatcheslav Butussov, na emissora de rádio Vladivostok FM.

“Street Fighter” 

Apesar de nenhum jogo existente tratar a União Soviética como um país das maravilhas, os personagens russos bondosos são um fenômeno bastante frequente.

Um dos primeiros heróis russos de bom coração foi Zanguíev, um gigante siberiano, apelidado de Furacão Vermelho e soldado soviético que, conforme o cenário do jogo, usava os ursos polares como parceiros para seus treinamentos.

Ele apareceu no famoso jogo “Street Fighter”, lançado em 1991. O personagem foi baseado no Víktor Zanguíev real (nascido em 26 de maio de 1962), atleta soviético de luta livre, campeão europeu e mundial entre os jovens, hexacampeão de República Socialista Federativa Soviética da Rússia e um dos vencedores dos campeonatos da União Soviética, além de mestre esportivo da União Soviética de classe internacional na modalidade de luta livre.

“Command & Conquer: Red Alert 2 e Half Life 2”


Ivan e Víktor são os nomes mais usados pelos criadores dos jogos nos personagens russos e soviéticos. Quanto aos sobrenomes, além do famoso Stálin, Romanov e Raspútin são os mais conhecidos nos continentes europeu e americano. Por exemplo, no jogo “Command & Conquer: Red Alert 2”, o presidente do Conselho de Ministros da União Soviética chama-se Aleksandr Romanov e, de acordo com o cenário, ele cria a Aliança Universal Soviética sob a influência do seu conselheiro Iúri, provocando uma guerra entre a União Soviética e os Estados Unidos. 

Outro personagem bondoso é o padre Grigórii, de “Half Life 2”. Ao longo do jogo, ele reza pelos zumbis violentos, perdoa seus pecados e os encaminha para o purgatório usando a sua espingarda chamada Annabelle. O personagem é representado como o “mad monk”, que é uma referência ao filme de 1966 "Rasputin - O Monge Insano". 

 Call of Duty 

O primeiro personagem russo do jogo, atirador de elite e comandante de uma equipe do exército vermelho Víktor Riazanov aparece na missão Vendetta (“Call of Duty: World at War”). É um soldado honesto e um grande patriota, famoso pelos seus atos heroicos.  No campo de batalha, ele demonstra muita violência em relação aos alemães, dos quais sente um enorme ódio e os chama de ratos e animais nojentos. Esse comportamento de Víktor poderá ser explicado pelas múltiplas perdas de amigos durante a batalha de Stalingrado.

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies