5 novidades da indústria armamentista russa no Maks-2013

Famosa equipe de acrobacias aéreas "Cavaleiros da Rússia" fizeram show aéreo durante o Maks-2013 Foto: Ministério da Defesa da Federação Russa / mil.ru

Famosa equipe de acrobacias aéreas "Cavaleiros da Rússia" fizeram show aéreo durante o Maks-2013 Foto: Ministério da Defesa da Federação Russa / mil.ru

Após visitar o Salão Internacional de Aeronáutica e Espaço Maks-2013, a Gazeta Russa reuniu as principais inovações da indústria armamentista russas apresentadas no evento em Jukovski, na região de Moscou.

Radar para o Caçador Noturno

O Consórcio Tecnologias Radioletrônicas (Kret, na sigla em russo) apresentou um novo radar N025E, que não tem par no mundo e será instalado a bordo do helicóptero de combate Mi-28N (mais conhecido como caçador noturno). A novidade é o fato de o módulo transmissor e receptor do radar e suas antenas serem colocados acima das pás da aeronave. Isso permite manter a tripulação informada sobre a situação no campo de batalha enquanto o helicóptero fica em um abrigo. Além disso, o radar avisa a tripulação de objetos e formações meteorológicas perigosos para o voo e ajuda o equipamento eletrônico de bordo a traçar um trajeto mais seguro. 

 

TU- 214R , um dos aviões mais secretos da Rússia

Pela primeira vez, o público teve a oportunidade de ver um dos aviões mais secretos da Rússia, o TU- 214R. Projetado para missões de reconhecimento radiotécnico e opto-eletrônico a partir do avião de passageiros Tu- 214, o avião apareceu pela primeira vez em fotos em maio de 2012.

O avião será utilizado no programa internacional Céu Aberto, que permite aos países signatários sobrevoar os territórios uns dos outros para monitorar suas atividades militares. De acordo com os especialistas, o Tu- 214R deverá ser uma alternativa ao Il -20M, operado pelas Forças Armadas russas há 40 anos. Especula-se que o Ministério da Defesa poderia comprar o novo avião de reconhecimento, depois de responsável pela pasta, Serguêi Choigu, ter visitado o salão.

Foto: Olga Sokolova

Aeróstatos

O centro de pesquisa e desenvolvimento de Dolgoprudni, nos arredores de Moscou, apresentou rampas móveis de lançamento de balões de 60 e 80 metros cúbicos, destinados a monitorar áreas geográficas específicas. Os balões podem subir a uma altura de 300 metros e levar a bordo retransmissores de comunicação, analisadores, filmadoras e termovisores e outras cargas úteis com um peso não superior a 15 kg. As rampas podem ser instaladas em um automóvel com capacidade de carga de até três toneladas. Os balões são mais práticos e mais baratos do que aviões ou helicópteros no monitoramento de focos de incêndios florestais.

Foto: Boris Egorov

O primeiro protótipo do Ka-62

A holding Russian Helicopters apresentou o primeiro protótipo do helicóptero multimissão Ka-62 equipado com os aviônicos mais recentes, além de pás e célula feitas de materiais poliméricos compostos. No futuro, será  possível compatibilizar a aeronave com o sistema europeu de localização por satélite Galileo, projetado pela União Europeia e a Agência Espacial Europeia em cooperação com a China, Israel, Coreia do Sul, Ucrânia e Rússia.

O Ka-62 foi projetado para transportar 12 a 14 passageiros ou 2,5 toneladas de carga pendurada em seu gancho externo. Pode ser usado para atender a demandas do setor de gás e petróleo, assim como operações de busca e resgate. Espera-se que a aeronave receba a certificação até o final de 2014 e que o primeiro lote de helicópteros seja entregue aos clientes em 2015.

Ka-62 Foto: Boris Egorov

Míssil terra-ar Vítiaz

O consórcio Almaz-Antei apresentou um novo sistema de mísseis antiaéreos de médio alcance, o S-350E Vítiaz (Cavaleiro). O novo sistema utiliza um radar capaz de localizar alvos a 360ª e um posto de comando instalados em um automóvel, assim como mísseis de médio alcance usados pelo sistema de defesa antiaérea S-400 e mísseis de curto alcance.

No futuro, o sistema Vítiaz deverá substituir parcialmente os S-300 obsoletos e completar o escudo de defesa antiaérea e antimíssil da Rússia, que integrará também os novos sistemas S-400 e S-500.

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies