Cientistas russos levam prestigiado prêmio de cosmologia

Os trabalhos de Starobínski e Muhanov permitiram prever quais as características especiais deve ter hoje em dia o espectro da radiação cósmica de fundo, a única evidência que  restou dos momentos iniciais do nascimento do Universo Foto: wikipedia

Os trabalhos de Starobínski e Muhanov permitiram prever quais as características especiais deve ter hoje em dia o espectro da radiação cósmica de fundo, a única evidência que restou dos momentos iniciais do nascimento do Universo Foto: wikipedia

Um dos mais prestigiados prêmios internacionais de cosmologia, o Gruber, foi concedido a um cientista russo e ao seu colega, um imigrante da antiga URSS.

Os conhecidos físicos russos Aleksêi Starobínski e Viatcheslav Mukhanov foram declarados vencedores do prestigiado Prêmio Gruber de Cosmologia de  2013.

No dia 3 de setembro, Starobínski, diretor científico do Instituto de Física Teórica Landau, e Mukhanov, professor e chefe do Departamento de Astropartículas da Universidade Ludwig Maximilian (Alemanha), receberão um prêmio de US$ 500 mil pela sua contribuição na criação da Teoria da Inflação (Modelo do Universo Inflacionário).

"No período de intenso desenvolvimento do modelo cosmológico padrão, Mukhanov e Starobínski criaram teorias através das quais foi possível obter respostas a duas perguntas fundamentais na cosmologia: por que a estrutura do Universo é tão homogênea em grandes escalas e de onde vieram os desvios dessa uniformidade, como  as galáxias, os planetas e as pessoas", descreve um post do site da Fundação Gruber.

O Prêmio Internacional Gruber de Cosmologia é dado a cientistas que trabalham nas áreas da cosmologia, genética e da neurociência cujos “trabalhos inovadores estão se transformando em fontes de novos modelos que levam a mudanças fundamentais no campo do conhecimento e da cultura”, diz a Fundação Gruber.

Starobínski é um reconhecido especialista na área da cosmologia e da gravitação. Foi o primeiro cientista do mundo a propor que seria indispensável complementar a equação de Einstein para que ela possa descrever o Universo muito jovem, caracterizado por uma elevada curvatura do espaço-tempo.

Em 2010, Mukhanov e Staróbin já haviam sido agraciados com o prestigiado Prêmio Tomalla, pelas proeminentes contribuições à teoria geral da relatividade e à teoria da gravitação.

"A coragem científica de Starobínski consiste no fato de que ele disse: ‘vamos mudar a própria teoria da relatividade'”, explicou à “Gazeta.ru” o doutor em ciências físicas e matemáticas Konstantin Postnov, um dos principais pesquisadores  do Departamento de Astrofísica Relativista do Instituto Astronômico do Estado Sternberg, da Universidade Estatal de Moscou.

Os trabalhos de Starobínski e Muhanov permitiram prever quais as características especiais deve ter hoje em dia o espectro da radiação cósmica de fundo, a única evidência que  restou dos momentos iniciais do nascimento do Universo, quando a matéria e a luz  se separaram, e o Universo quente tornou-se transparente.

Mukhanov foi para o exterior no início dos anos 1990.

"Devido a burocracia, ele nem mesmo foi capaz de conservar a cidadania russa”, disse Starobínski contou em entrevista à "Gazeta.ru".

“Viatcheslav é meu colega,  trabalhamos em temas paralelos e utilizamos reciprocamente os feitos um do outro”,  completou Starobínski.

 

Publicado originalmente pela Gazeta.ru

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies