Exército usará veículos aéreos não tripulados no controle de incêndios

As principais causas dos incêndios são ainda a descuidada manipulação do fogo e a queima de lixo e de folhagem do ano anterior Foto: RIA Nóvosti

As principais causas dos incêndios são ainda a descuidada manipulação do fogo e a queima de lixo e de folhagem do ano anterior Foto: RIA Nóvosti

Ministério de Defesa da Rússia informou estar pronto para a utilização de mais de 38 mil pessoas e mais de 4.500 unidades de equipamentos na eliminação das consequências de catástrofes naturais sazonais sobre o país.

O Ministério da Defesa pretende utilizar veículos aéreos não tripulados no combate a incêndios, informou o comandante das forças terrestres, coronel-general Vladímir Chirkin.

“Para reconhecimento de áreas que correm riscos de incêndio e de inundação, planejamos empregar este tipo de veículo, que se encontra em unidades de reconhecimento”,  disse o comandante-chefe.

Atualmente, na região de Amur, das república da Buriácia e de Tuva, foram identificados mais de 50 focos de incêndio, informou Chirkin.

“Na zona da responsabilidade do distrito militar Oriental encontram-se 32 objetos do Ministério da Defesa da Federação Russa potencialmente a perigo”, disse Chirkin. 

“Destes, os mais a perigo são quatro objetos na guarnição territorial de Amur e um na guarnição territorial da República da Buriácia”. 

Conforme transmitido pela agência de notícias “RIA Nóvosti”, como medida de precaução, os militares araram o terreno e verteram água nos depósitos e bases de armazenamento de equipamento de foguetes e  munições.

Em prontidão

Conforme informou o vice-ministro da defesa da Federação Russa, general do exército Arkádi Bakhin, o Ministério de Defesa está pronto para a utilização de mais de 38 mil pessoas e mais de 4.500 unidades de equipamentos na eliminação das consequências de catástrofes naturais sazonais sobre o território da Rússia.

O grupo criado lutará não só contra incêndios florestais, mas também com bloqueios de gelo nos rios. A agência de notícias “Itar-Tass” lembrou que o ministro da defesa russo Serguêi Shoigu ordenou o estabelecimento de uma sede operacional para a administração de forças e a alocação de fundos pelo ministério para a eliminação de consequências das catástrofes naturais sazonais.

De acordo com Bakhin, em primeiro lugar, foi reforçado o agrupamento de forças e recursos no Extremo Oriente, com a transferência de vários aviões de transporte militar para o combate de incêndios em áreas florestais. 

“As sedes operacionais nos locais operam ininterruptamente e trabalham na coordenação com os centros regionais do Ministério de Situações de Emergência da Rússia”, explicou Bakhin.

Ele ressaltou que a entidade já se preparou antecipadamente para o combate de catástrofes naturais, uma vez que se previa o desenvolvimento de condições de perigo de incêndio, especialmente na região do Extremo Oriente.

A propósito, de acordo com o serviço de imprensa do Rosleskhoz (Agência Federal Florestal da Rússia), foram registrados 70 incêndios florestais em uma área total de mais de 9,2 hectares.

Sibéria e Extremo Oriente

Situação mais complicada está sendo observada na Sibéria e no Extremo Oriente. Em Tuva, o fogo cobre mais de 1.000 hectares de floresta; na região de Amur,  mais de 5.000 hectares e na região autônoma Judaica, mais de 2.000 hectares.

No entanto, o Rosleskhoz  informou que “os incêndios não oferecem nenhuma ameaça para as áreas habitacionais e entidades econômicas”.  Por causa do fogo, foi implantado o regime  de “situação de emergência”  nas quatro áreas da Região de Amur.

“Além disso, estão proibidas visitas a florestas em 16 regiões do país: Tuva, Kom, Mordóvia, Ulianovsk, Voronezh, Tambovsk Lipetsk,  Kemerovsk, Riazan, Belgorod,  Tver, Cheliabinsk, Moscou, Perm e Amur e regiões costeiras”, informa o Rosleskhoz .

As principais causas dos incêndios são ainda a descuidada manipulação do fogo e a queima de lixo e de folhagem do ano anterior.

De acordo com previsão recente, o número de incêndios deverá crescer. Militares também estão participando do monitoramento de situações de incêndio no país.

“O Ministério da Defesa, juntamente com o Ministério de Situações de Emergência da Rússia, organizações territoriais e entidades do Rosleskhoz, está organizando um monitoramento ininterrupto de situações de incêndio em todo o território da Federação Russa, uma localização operacional e a eliminação de incêndios florestais na Zona Militar Leste”,  disse Bakhin.

 

Publicado originalmente pela Rossiyskaya Gazeta

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies