Rússia lança novo satélite Glonass-M

26 de abril de 2013 Gazeta Russa, RIA Novosti
Instrumento vai integrar atual constelação composta por 23 satélites operacionais.
Satélite Glonass-M foi lançado por um foguete Soiuz 2-1b Foto: AP
Satélite Glonass-M foi lançado por um foguete Soiuz 2-1b Foto: AP

A Rússia lançou com sucesso um satélite para o sistema de navegação Glonass a partir do Cosmódromo de Plesetsk, no norte do país, de acordo com informações divulgadas pelo Ministério da Defesa nesta sexta-feira (26).

“O satélite Glonass-M foi lançado por um foguete Soiuz 2-1b na sexta-feira de manhã”, declarou o coronel Aleksêi Zolotukhin, porta-voz das Forças Espaciais.

Depois de chegar à órbita designada, o satélite vai passar por testes durante algumas semanas antes de entrar em operação. O novo instrumento vai aderir ao sistema Glonass, que já possui 23 satélites operacionais.

O Glonass é uma resposta da Rússia para ao americano GPS (Sistema de Posicionamento Global) e foi projetado para fins tanto militares quanto civis.

A constelação de satélites do Glonass, que foi inicialmente concluída em 1995, passou por uma fase de subfinanciamento, gerando eventuais falhas na cobertura. Porém, a restauração do sistema tornou-se uma prioridade do governo durante a década 2000, de modo que a cobertura global foi completamente restabelecida em 2011.

 

Publicado originalmente pela RIA Nóvosti

+
Curta a "Gazeta Russa" no Facebook