Kaspersky Lab descobre nova rede de espionagem

Foto: TASS

Foto: TASS

Segundo especialistas da fabricante de antivírus russa, invasores desenvolveram propriedades que dificultam análise do vírus.

A fabricante de antivírus russa Kaspersky Lab anunciou ter descoberto uma nova rede de espionagem virtual que roubou dados em mais de 20 países, informou a assessoria de imprensa da empresa.

Segundo os especialistas, os ataques fora realizados a organizações governamentais da Ucrânia, Bélgica, Portugal, Romênia, República Checa e Irlanda, entre outros países.

Além disso, programas maliciosos foram encontrados nos computadores de um instituto de pesquisa e de um hospital dos EUA, cujos nomes não foram revelados.

Os especialistas comentaram ainda que o malware utilizado para a recente invasão não apresenta características típicas.

O módulo básico do programa malicioso é muito pequeno [20 KB]. Trata-se de uma linguagem muito comum entre os autores de vírus nos finais dos anos 1990 e início de 2000, mas raramente usada hoje em dia”, disse o especialista em antivírus da Kaspersky Lab, Ígor Sumenkov.

O novo programa, chamado MiniDuke, invade o computador da vítima e utiliza uma vulnerabilidade recém-descoberta no programa PDF Adobe Reader. Em seguida, entra em contato com seus autores através do Twitter e executa seus comandos.

Os especialistas apontam que os autores do MiniDuke têm perfeita noção de como os novos vírus são analisados e conferiram a seu produto algumas características que dificultam a análise.

Ainda não se sabe que tipo de informação interessa ao MiniDuke nem quem está por trás de sua criação. De acordo com a Kaspersky Lab, o ataque começou há alguns meses e permanece ocorrendo até os dias hoje.


Publicado originalmente pela agência de notícias RIA Nóvosti

 

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies