Aspirando à autossuficiência, Rússia suspende lote de blindados

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Ministério da Defesa suspende compra de lote italiano e quer se tornar autossuficiente.

O Ministério da Defesa da Rússia anunciou a suspensão de um lote de veículos blindados italianos Iveco LMV, renomeados no país como “Ris” (em russo, “lince”).

O país já adquiriu 1.755 veículos em conformidade com contrato assinado com a fabricante italiana em dezembro de 2011. Esses já foram pagos e serão montados em plantas russas, de acordo com o coronel-general Vladímir Tchírkin, comandante da infantaria russa.

“Mas a compra do segundo lote, de 1.200 veículos, será cancelada”, afirmaTchírkin.

Infográfico:

 

A produção da Iveco chamou a atenção do setor militar russo durante uma das exposições internacionais de defesa em Paris. Então, o país buscava um substituto para o veículo blindado pesado de infantaria BMP-2 e para o de transporte de tropas BTR-80, equipamento fundamental das Forças Armadas.

Após as últimas operações militares no Cáucaso do Norte - na Tchetchênia, no Daguestão e contra a Geórgia em agosto de 2008 -, tornou-se claro que o BMP-2 e o BTR-80 não estavam aptos a combater naquelas regiões montanhosas.

Porém, com a  falta de recursos dos anos 2000, a Rússia se viu incapaz de promover uma renovação da frota naquele momento.

Os ventos de inovação vieram com o contrato com a Iveco em dezembro de 2011. A resistência do “Ris” foi um dos principais fatores da compra, já esse tem proteção balística garantida até nível 6 e resiste ao impacto de projéteis de calibre 7,62 mm.

No entanto, descobriu-se posteriormente que o russo “Tigr” além de equiparar-se em muitos aspectos ao italiano, supera-o em diversos outros.

Produzido pela AMZ, o "Tigr" pode  transportar armamento ainda mais pesado que o "Ris", além de dez soldados - contra a capacidade máxima de quatro do veículo italiano. 

Compra fomentou concorrência interna

A aquisição do Lince impulsionou a modernização dos veículos militares russos. Como resultado da compra, apareceram no mercado bélico os novos veículos ligeiros "Volk" (em russo, “Lobo”) e "Skorpion" (“Escorpião”), também com proteção balística de nível seis.

Assim, os 1.775 Lince já adquiridos permanecerão com o exército russo e serão usados pela polícia militar. No entanto, os soldados russos utilizarão veículos de fabricação nacional para  combates.

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies