Espelho Tarkóvski e Sábado Russo

De 3 a 10 de dezembro, horários a conferir, no Museu Lasar Segall , em São Paulo.

Em sua 6° edição, evento leva gastronomia e filmes ao Museu Lasar Segall, em São Paulo. A abertura terá ainda lançamento da revista Caderno de Pesquisa Kinoruss 7, que integrará o evento "Espelho Tarkóvski", homenagem aos 30 anos da morte do cineasta russo Andrêi Tarkóvski (1932-1986). O encerramento do evento ocorrerá no dia 10 de dezembro com o lançamento do livro Panorama Tarkóvski e o Sábado Russo.

03/12 - Sábado

11h00 – gastronomia russa com a chef Irina Ignatenko

13h00 – lançamento do Kinoruss 7 e venda de livros do Kinoruss Edições e Cultura

14h00 - Abertura

14h00 - filme Um dia na vida de Andrei Arsiênevitch, de Chris Marker

15h30 - palestra O exílio de Andrei Tarkóvski, com Neide Jallageas

16h30 - leitura de Esculpir o Tempo (de Andrei Tarkóvski), por Marina Tenório

17h00 - filme Andrei Rublev, de Andrei Tarkóvski

04/12 - Domingo

19h00 - filme O Sacrifício, de Andrei Tarkóvski

05/12 - Segunda

19h00 - filme Stalker, de Andrei Tarkóvski

07/12 - Quarta

19h00 - filme O Espelho, de Andrei Tarkóvski

08/12 - Quinta

19h00 - filme Solaris, de Andrei Tarkóvski

09/12 - Sexta

19h00 - filme Nostalgia, de Andrei Tarkóvski

10/12 - Sábado Russo

11h00 - especialidades do Café Quinto Pecado, da chef Maria Helena Serrano

13h00 – feira de livros da Kinoruss Edições e Cultura e da Editora 34

14h00 - lançamento do livro Panorama Tarkóvski, Org. de Neide Jallageas e Erivoneide Barros, Kinoruss Edições e Cultura, 2016, com 12 ensaios de pesquisadores do Brasil, da Espanha, da Romênia e da Rússia

13h00 - filme Tempo de viagem, de Andrei Tarkóvski

14h30 - mesa Tarkóvski na Glasnost, com Daniel Aarão, Juan Esteves e

Neide Jallageas. Mediação de Hugo Fortes

16h30 - performance com Hugo Fortes, Síssi Fonseca e Neide Jallageas

17h00 – sorteio de publicações. Retirar senha na portaria

19h00 - filme A Infância de Ivan, de Andrei Tarkóvski

Exposição Espelho Tarkóvski na Estação Santa Cruz do metrô

De 01/12/2016 a 28/12/17 – O Museu Lasar Segall e Kinoruss Edições e Cultura apresentam uma mostra com imagens de dos principais filmes de AndreiTarkóvski (1932-1986). Para o diretor o significado do cinema é “Justapor uma pessoa a um ambiente ilimitado, confrontá-la com um número infinito de pessoas que passam perto e longe dela, relacionar uma pessoa ao mundo inteiro”.

Filmes - fichas técnicas e sinopses:

Andrei Rublev

Andrey Rublyov, Russia, 1966, 183 min, Digital FULL HD

Direção: Andrêi Tarkóvski

Elenco: Anatoli Solonitsyne, I. Lapikov, Nikolai Grinko

Sinopse: A vida de Andrei Rublev, o grande pintor de ícones da Rússia do século XV, um período de intensa turbulência e também de diversas dificuldades pelas quais passavam o povo russo. Na época o país sofria com a pobreza, a rigidez da igreja ortodoxa e também as invasões tártaras. Nesse cenário caótico, estão inseridos os diversos episódios da vida de Andrei, que mais tarde abandonaria seu trabalho como pintor, para se dedicar a Deus.

O Sacrifício

Offret, Russia, 1986, 150 min, Digital FULL HD

Direção: Andrêi Tarkóvski

Elenco: Erland Josephson, Susan Fleetwood, Allan Edwall

Sinopse: Na noite de seu aniversário, Alexander (Erland Josephson) vê suas maiores preocupações sobre a humanidade se concretizarem quando finalmente eclode a Terceira Grande Guerra Mundial. O homem, um antigo jornalista e poeta, decide realizar uma imersão máxima na espiritualidade e planeja oferecer um sacrifício para que Deus impeça a Guerra de acontecer.

Stalker

Russia, 1979, 183 min, Digital FULL HD

Direção: Andrêi Tarkóvski

Elenco: Alexandre Kaidanovski, Alissa Feindikh, Anatoli Solonitsyne

Sinopse: Em um país não nomeado, a suposta queda de um meteorito criou uma área com propriedades estranhas, onde as leis da física e da geografia não se aplicam, chamada de Zona. Dentro da Zona, segundo reza uma lenda local, existe um quarto onde todos os desejos são realizados. Com medo de uma invasão da população em busca do tal quarto, autoridades vigiam o local e proíbem a entrada de pessoas. Apenas alguns têm a habilidade de entrar e conseguir sobreviver lá dentro, são os "Stalkers". Um escritor e um cientista querem entrar e contratam um stalker para guiá-los lá dentro. No caminho até o quarto, vão passar por rotas misteriosas e muitas vezes, mutáveis.

O Espelho

Zerkalo, Russia, 1974, 110 min, Digital FULL HD

Direção: Andrêi Tarkóvski

Elenco: Margarita Terekhova, Oleg Yankovsky, Alla Demidova

Sinopse: Um homem na casa dos 40 anos de idade está prestes a morrer e começa a relembrar o passado, os tempos de calmaria e a guerra. Os pensamentos e emoções de Alexei (Ignat Daniltsev), e também suas memórias. Ele relembra sua mãe que sofreu depois de ser abandonada com um filho pelo marido, os horrores da guerra e a sua infância. Momentos pessoais, mas que contam a história de toda a nação russa.

Solaris

Russia, 1972, 185 min, Digital FULL HD

Direção: Andrêi Tarkóvski

Elenco: Natalya Bondarchuk, Donatas Banionis, Anatoli Solonitsyne

Sinopse: O famoso psiquiatra Kris Kelvin (Donatas Banionis) vai à estação espacial Solaris com uma importante missão científica: decidir se deve o trabalho realizado de investigação sobre um misterioso planeta deve continuar. Ao chegar à estação Kelvin já é surpreendido pelo suicídio de um dos integrantes da tripulação, sendo que outros dois, Snaut (Jüri Järvet) e Sartorius (Anatoli Solonitsyn), estão à beira da loucura. Com o tempo o próprio Kelvin passa a se sentir estranho, tendo transes oníricos onde vê sua ex-esposa Hari (Natalya Bondarchuk), falecida há anos.

Nostalgia

Nostalghia, Russia, 1983, 130 min Digital FULL HD

Direção: Andrêi Tarkóvski

Elenco: Oleg Yankovsky, Domiziana Giordano, Erland Josephson

Sinopse: O filme apresenta a jornada mística do poeta russo Andrei Gorchakov à Itália, frustrado, ele está buscando novos rumos e um sentido para sua vida. Ao lado de Eugenia, uma atriz italiana que está sendo sua tradutora, ele chega a um pequeno vilarejo, onde conhece Domenico, um velho com um estranho e solitário modo de viver, e que faz o poeta compreender sua angústia e o segredo de sua nostalgia.

A Infância de Ivan

Ivanovo Detstvo, Russia, 1962, 96 min, Digital FULL HD

Direção: Andrêi Tarkóvski

Elenco: Nikolai Burlyayev, Valentin Zubkov, Andrei Koncholovsky

Sinopse: Nas frentes soviéticas da Segunda Guerra Mundial, o garoto órfão Ivan, de 12 anos, trabalha como um espião, podendo atravessar as fronteiras alemãs para coletar informação sem ser visto. Ele vive sob os cuidados de três oficiais russos que, após inúmeras missões desgastantes, eles tiram Ivan das batalhas e o enviam para a escola militar.

Programação gratuita.

Mais informações: www.facebook.com/events/163967074076887/

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies