Brics investirão em pesquisas conjuntas de HIV e tuberculose

Representantes do cinco países discutiram também inclusão de métodos medicinais alternativos

Representantes do cinco países discutiram também inclusão de métodos medicinais alternativos

Ministério da Saúde indiano
Ministros e especialistas em saúde pública dos países do Brics se reuniram em Nova Déli, na Índia, para finalizar um plano de combate conjunto a questões emergenciais de saúde. Estudos dependerão de financiamentos do Novo Banco de Desenvolvimento do grupo.

Os países do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul) intensificarão os esforços para conduzir pesquisas conjuntas e melhorar o sistema de saúde público para garantir maior eficiência na luta de doenças como Aids, tuberculose e malária.

A decisão de coordenar os estudos para enfrentar emergências de saúde pública foi tomada durante a 6ª Reunião Ministerial sobre Assuntos de Saúde do Brics, na Índia.

“É importante, no âmbito dos Brics, nós não apenas investirmos no intercâmbio de tecnologias e no desenvolvimento de joint ventures, mas também na cogeração de conhecimento, porque hoje é evidente que só em conjunto poderemos resolver os problemas de saúde mais significativos”, disse Dmítri Kostennikov, vice-ministro da Saúde russo, à agência de notícias Tass.

“Para os Brics, um grande fardo é o HIV, além de outras doenças, como tuberculose, e é vital trabalhar juntos para combater essas infecções perigosas”, completou.

Durante a recente reunião, os participantes discutiram a possibilidade de financiar pesquisas conjuntas na área da saúde atraindo os recursos financeiros do Novo Banco de Desenvolvimento do Brics.

Os membros do grupo também não excluem a possibilidade de criar um fundo comum para a alocação de fundos destinados a um programa de rede de pesquisa, que reuniria os principais especialistas do Brasil, China Índia e Rússia.

O vice-ministro destacou a experiência russa na luta contra várias infecções, incluindo o HIV, e sua disposição para compartilhar esse conhecimento com outros países.

“Graças a programas de prevenção em grande escala nos últimos dez anos, a Rússia se juntou aos líderes mundiais quando se trata de brecar a transmissão vertical do HIV, e hoje, 98% das crianças de mães infectadas nascem saudáveis”, disse.

“Também estamos lutando com sucesso contra a tuberculose, cuja incidência geral nos últimos oito anos diminuiu em 32,2%, e a taxa de mortalidade por tuberculose, em 60,2%, muito acima da média global”, continuou Kostennikov.

A inclusão de métodos medicinais alternativos, como a Ayurveda na Índia e os remédios tradicionais chineses, também foram discutidos. A ideia é estabelecer uma colaboração bilateral e multilateral para reconhecimento mútuo de medicamentos e unificar as regras de importação e exportação de tais produtos entre os Brics.

Com a agência de notícias Tass

Gostaria de receber as principais notícias sobre a Rússia em seu e-mail?
Clique aqui para assinar nossa newsletter.

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies