País emitirá obrigações em moedas do Brics

19 de dezembro de 2016 Vassíli Krilov, Gazeta Russa
Rússia poderá emitir títulos de empréstimos federais em reais, entre outras moedas
Prime Minister Dmitry Medvedev
Medvedev: "Com as restrições de acesso ao financiamento, essa nova fonte de empréstimos alternativos é bastante relevante". Foto:Dmitry Astakhov / TASS

O primeiro-ministro russo Dmítri Medvedev assinou um decreto permitindo a emissão de títulos de empréstimos federais em moedas dos países do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e da SCO (Organização de Cooperação de Xangai).

“Esse decreto altera as condições de emissão e circulação de obrigações federais. Permitiremos emitir títulos não só em rublos, mas também em moedas nacionais dos nossos parceiros, ou seja, dos países do Brics e da SCO”, declarou Medvedev.

"Com as restrições de acesso ao financiamento, essa nova fonte de empréstimos alternativos é bastante relevante. É estrategicamente importante emitir novos instrumentos de empréstimos que são regulados pela legislação russa com apoio das instituições financeiras russas", completou.

Economistas explicam que, apesar do desempenho fraco neste ano, o yuan chinês será a moeda mais promissora. O yuan também foi incluído recentemente na cesta de moedas de reserva do Fundo Monetário Internacional.

Com informações da agencia TASS e dos portais Gazeta.Ru e Vestifinance.Ru.

+
Curta a "Gazeta Russa" no Facebook