Banco do Brics emitirá primeiros ‘green bonds’ no valor de US$ 449 mi

Iniciativa liderada por China contribuirá para o desenvolvimento sustentável do banco

Iniciativa liderada por China contribuirá para o desenvolvimento sustentável do banco

Reuters
Títulos verdes serão destinados ao financiamento de projetos ecológicos do grupo. Expectativa é lançar, em breve, novos títulos em outras moedas dos países-membros.

O Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) do Brics irá emitir seus primeiros “green bonds”, ou títulos verdes, no valor de 3 bilhões de yuans (US$ 448,9 milhões), no mercado interbancário da China em 18 de julho, segundo comunicado divulgado pela instituição nesta terça-feira (12).

Esses títulos, que se diferenciam dos títulos de dívida pública por serem destinados exclusivamente ao financiamento de projetos ecológicos nos países-membros, representam a primeira emissão do tipo sob as diretrizes delineadas pelo Banco Central da China em dezembro.

“Este é um marco significativo para o NBD, e os títulos verdes ajudarão a cumprir a missão de desenvolvimento sustentável do banco. Além disso, a estratégia de financiamento do NDB terá como objetivo assegurar que o banco contribua para o desenvolvimento dos mercados de capitais locais em nossos países-membros”, declarou o presidente do Banco do Brics, KV Kamath, citado no comunicado.

O Bank of China Limited é o principal responsável pela emissão, que terá ainda participação de outras instituições como o Industrial and Commercial Bank of China Limited, o China Construction Bank Limited, o HSBC Bank (China) e o Standard Chartered Bank (China) Limited.

“O NDB pretende obter uma classificação de crédito internacional para ampliar o seu acesso aos mercados de capitais globais”, disse também Leslie Massdorp, diretor financeiro do banco.

A ideia é que, futuramente, também sejam emitidos títulos em outras moedas dos países-membros para, assim, reduzir o risco cambial dos projetos de infraestrutura financiados e aumentar a obtenção de fundos em moeda local.

O Novo Banco de Desenvolvimento foi criado em 2014 pelos países do Brics para financiar projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável nos países-membros e outros emergentes. Por isso, a instituição também é vista como uma alternativa para o Banco Mundial e para o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

 

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies