Banco dos Brics assina acordo de cooperação com 2º maior banco da China

Instituição financeira do Brics já acertou parceria semelhante com o BNDES

Instituição financeira do Brics já acertou parceria semelhante com o BNDES

Niaz Karim
Objetivo é fortalecer relações comerciais entre os países do bloco de emergentes.

O Novo Banco de Desenvolvimento dos Brics e o China Construction Bank, segundo maior banco chinês, assinaram na quarta-feira (8) um acordo de cooperação estratégica para fortalecer as relações comercias entre a China e os demais países do bloco (Brasil, Rússia, Índia e África do Sul).

O acordo foi assinado pelo presidente do Banco dos Brics, Kundapur Kamath, e pelo diretor do China Construction Bank, Wang Hongzhang, em Xangai. Ele prevê que as duas instituições financeiras usem seus recursos para estabelecer relações comerciais estáveis de longo prazo.

O Banco dos Brics já assinou acordos semelhantes com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social do Brasil (BNDES) e com o maior banco privado indiano, o ICICI.

O China Construction Bank foi fundado em 1954. Opera atualmente em 26 países, incluindo África do Sul, Brasil e Rússia, e atende cerca de 3,9 milhões de pessoas jurídicas e 340 milhões de pessoas físicas.

O acordo referente à criação do Banco dos Brics foi assinado em junho de 2014, na cidade brasileira de Fortaleza. Com capital declarado de US$ 100 bilhões, essa instituição multilateral com sede em Xangai foi concebida para financiar projetos de infraestrutura nos países do Brics e outras nações emergentes.

Publicado originalmente pela agência RIA Nóvosti

Gostaria de receber as principais notícias sobre a Rússia no seu e-mail?  
Clique aqui para assinar nossa newsletter.

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies