Em Moscou, ministra pede ‘harmonia’ entre leis no Brics

Kátia Abreu fez discurso no Fórum de Agronegócios do Brics, nesta quinta-feira (8)

Kátia Abreu fez discurso no Fórum de Agronegócios do Brics, nesta quinta-feira (8)

Reuters
No Fórum de Agronegócios do Brics, realizado nesta quinta-feira (8), Kátia Abreu e representantes brasileiros do setor agrícola destacaram a importância de incrementar as trocas comerciais para fortalecer a economia dos cinco membros.

Em discurso no Fórum de Agronegócios do Brics, em Moscou, a ministra Kátia Abreu, responsável pela pasta de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, pediu maior harmonização das regras sanitárias e fitossanitárias entre os países do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

“A cooperação em medidas sanitárias e fitossanitárias é fundamental para o Brics. É preciso maior harmonização a fim de criarmos condições favoráveis para o aumento do comércio interno (...) e em outras instituições internacionais”, declarou a ministra.

“Em tudo o que o Brasil puder cooperar com o Brics, estaremos prontos a ajudar para que o bloco seja cada vez mais forte no mundo”, acrescentou Kátia Abreu.

O presidente da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Maurício Lopes, que integra a comitiva da ministra, também falou aos participantes sobre a importância de trabalhar de forma integrada e colaborativa no âmbito do Brics.

“Temos uma agricultura que migra cada vez mais na direção da multifuncionalidade, o que vai demandar cada vez mais cooperação”, destacou Lopes.

Também integram a delegação do Ministério da Agricultura à Rússia o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) e o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte, José Vieira.

Além do Fórum de Agronegócios do Brics, a ministra Kátia Abreu participou na manhã desta quinta-feira (8) da abertura oficial da 17ª Exposição Agroindustrial “Outono Dourado”, com presença do primeiro-ministro russo Dmítri Medvedev.

Nesta sexta-feira (9), está prevista, também em Moscou, a reunião dos ministros da Agricultura e Desenvolvimento Agrário do Brics.

Alimento ao Brics

Ainda durante o fórum, o ministro da Agricultura da Rússia, Alexander Tkachev, destacou que a estreita parceria comercial entre os países do Brics desenvolverá o comércio de alimentos e garantirá segurança alimentar ao bloco e ao resto do mundo.

“As cinco nações são responsáveis por 35% de toda a produção agrícola mundial”, lembrou Tkachev, cobrando maior integração e cooperação entre os países.

“É preciso desenvolver o comércio e a cooperação econômica (...) Para isso, podemos nos servir do Novo Banco de Desenvolvimento do Brics. Chamo os parceiros a tomarmos iniciativa nesse trabalho e em projetos de investimento.”

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies