21 fatos sobre os russos

Os russos tendem a ser muito nostálgicos e adoram guardar um monte de tralha para lembrar dos momentos do passado Foto: Vladímir Viátkin/RIA Nóvosti

Os russos tendem a ser muito nostálgicos e adoram guardar um monte de tralha para lembrar dos momentos do passado Foto: Vladímir Viátkin/RIA Nóvosti

Você conhece bem o povo russo? Confira a lista das características mais marcantes deles e terá a resposta.

Esses dias vi um post sobre os russos escrito por um americano que vive na Rússia. Com essa inspiração inimiga (brincadeira!), também pensei em fazer uma lista de observações sobre meus queridos conterrâneos.

Juntando os fatos, lembrei de uma frase que o povo fala para qualquer estrangeiro que se interessa por nosso país: “Rússia: ame-a, viva suas experiências, mas não perca seu tempo tentando entendê-la”. Agora veja por quê…

1) A cozinha é um lugar sagrado para os russos. Eles adoram passar altas horas lá, tomando chá, fumando e falando da vida. Eu sempre achei esse fenômeno meio inexplicável para os estrangeiros. Ninguém é capaz de entender uma mistura de cinzeiro cheio de bitucas com chá doce, pouco espaço (a cozinha normalmente tem 2m x 3m) e madrugada. Os melhores encontros da minha vida aconteceram desse jeito.

2) Os russos não conversam sobretrabalho. Gente, tem tanta coisa melhor para se falar!

3) Eles são profundos. Até as crianças russas, assim que aprendem a falar, já começam se preocupar mais com o lado filosófico da vida. Uma conhecida minha colocou uma vez no Facebook: “Meu filho chora quando vê o Mr. Bean. Para ele, o cara não é engraçado, mas solitário, bobo e azarado”. A maioria das crianças russas que eu encontrei são assim. E qualquer adulto russo é muito pior do que isso.

4) Os russos são daqueles únicos povos que nunca vão entender o feminismo, o racismo e a homossexualidade. A explicação disso está na nossa história, que é muito diferente da dos outros países. Claro que os russos vão ser chamados de ignorantes por não entenderem que as coisas no mundo não são como eles pensam. Mas mesmo assim não mudarão suas posições.

5) Eles também nunca vão entender por que um estrangeiro se mudaria para a Rússia. Nem tente explicar.

6) Os russos tendem a ser muito nostálgicos e adoram guardar um monte de tralha para lembrar dos momentos do passado.

7) Os russos normalmente não gostam de sorrir. Por isso, se ver um sorrindo, tenha certeza de que é um sorriso verdadeiro.

8) O médico russo vai brigar com o paciente se ele deixar a janela de casa aberta no inverno – pior ainda se for sair para fumar.

9) Os dentistas e os médicos na Rússia ficariam muito surpresos se alguém chegasse no consultório para um check-up de rotina. Os russos só vão para hospital quando já estão nas últimas.

10) Os doces russos não são tão doces, mas o chá preto, que é tomado com muita frequência, sempre vem com uma boa camada de açúcar...rs.

11) O número de parênteses no e-mail ou sms indica a intensidade de alegria. Veja a diferença: Feliz aniversário!) ou Feliz aniversário!)))) Antes de descobrir que só os russos usavam isso, achava que era uma regra internacional)))).

12) Os russos são muito generosos. Quando viajam, trazem souvenires para todos os colegas de escritório, pagam para seus amigos no bar e, se você gostar de algo que um russo tem em sua casa, só elogie se quiser levar aquilo como presente. Os russos são assim, tiram o quadro da parede e entregam para o convidado só porque ele gostou.

13) Você encontra sushi em qualquer lugar na Rússia. Aliás, atualmente é mais fácil encontrar sushi na Rússia do que pelmeni...rs.

14) Os russos são MUITO emocionais. Brigam como se não houvesse amanhã e, quando choram, escorrem pela parede em prantos. Cenas de ciúme então?! São piores do que os italianos!

15) Eles amam festejar. Casamento (3 dias), Ano Novo (31/12 até 14/01), Aniversário (uma semana). Claro que não é sempre assim, mas a maioria realmente ADORA festa. Inclusive, o dono do restaurante russo Dona Irene (Teresópolis, RJ), seu José, falou pra mim que, na opinião dele, o povo russo e o povo da Bahia são iguais. Ambos gostam de comida boa, alegria, festa, dança. Depois perguntei isso a uma amiga minha que é baiana e ela concordou!

16) Os russos não mandam seus pais velhinhos para os asilos nem expulsam os filhos de casa quando ele fazem 18. Nem que todo mundo more junto em um apartamento de um quarto.

17) Para quem não sabe, os russos são muito amigáveis! Já depois de alguns dias de amizade, te levam para sua casa e apresentam para a família inteira.

18) Os russos adoram esbanjar – para eles, caro é sinônimo de belo. Mas nunca recusam brindes!

19) Eu já falei disso, mas vou reforçar: sim, os russos são muito supersticiosos.

20) A melhor coisa para um russo é férias em uma praia quentinha. Os destinos mais populares (e mais baratos!) para os meus conterrâneos são Turquia, Egito, Tailândia e República Dominicana.

21) A metade das coisas mais bizarras do mundo acontecem na minha terra. Ao ver um algum vídeo fora do comum na internet, confira se não foi gravado na Rússia.

Separei um para vocês: 

Só pra reforçar, apesar de tudo, eu amo meu país e sinto muita saudade!

  

Fonte: YouTube 

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Leia mais

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies