RJ recebe mostra de cartazes soviéticos na 2ª Guerra

Icônico “Mãe Pátria”, de Irakli Toidze, é um dos cartazes expostos na Casa da FEB

Icônico “Mãe Pátria”, de Irakli Toidze, é um dos cartazes expostos na Casa da FEB

TASS
Exposição na Casa da FEB, no centro da capital fluminense, terá também ciclo de cinema gratuito, com a participação de historiadores.

A Casa da FEB, no Rio de Janeiro, recebe a partir deste sábado (18) a exposição gratuita “Cartazes Soviéticos na Grande Guerra Patriótica (1941-1945)”, que reúne um acervo de réplicas de 68 pôsteres representativos da produção do período. Instalado em painéis, todo o material é acompanhado de legendas em português.

A ideia da mostra, segundo os organizadores, é mostrar como como os cartazes eram difundidos durante a Grande Guerra Patriótica (denominação histórica da luta dos povos russos na 2ª Guerra entre 1941 e 1945) com o intuito de engajar civis e militares no confronto contra a invasão nazista.

“Os pôsteres explicavam de modo simples, direto e visual qual a atitude esperada dos militares e da população civil, incentivando-os a lutar contra o inimigo.”

Embora a produção de cartazes tivesse iniciado com a guerra civil, em 1917, o período da Guerra Patriótica viu florescer artistas da nova geração, como Irakli Toidze (e seu mais famoso cartaz “Mãe Pátria”), Aleksêi Kokorekin (“Pela Pátria”) e Viktor Korétski (“Soldado do Exército Vermelho, salva!”), entre outros.

Com qualidade de execução e forma diferentes, os cartazes da época militar expostos trazem desde caricaturas grosseiras a pinturas mais elaboradas em termos gráficos, com ilustrações e fotografias que se tornaram famosas.

A coleção concedida pelo Consulado Geral da Federação da Rússia no Rio de Janeiro apresenta imagens já exibidas em outros locais, como Brasília, anteriormente. A exposição ficará em cartaz na capital fluminense até 2 de julho.

Para mais informações sobre o local e os horários da mostra, clique aqui.

Ciclo de cinema

Durante o período da mostra, haverá um Ciclo de Cinema Soviético no auditório da Casa da FEB, com a exibição de seis filmes significativos da filmografia sobre o período e a participação de historiadores especializados em 2ª Guerra Mundial.

A entrada é também gratuita, e os interessados deverão se inscrever pelo e-mail anvfeb@uol.com.br, informando nome completo, número do documento de identidade e profissão. São 60 ingressos por sessão (veja mais informações aqui).

Gostaria de receber as principais notícias sobre a Rússia no seu e-mail?  
Clique aqui para assinar nossa newsletter.

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies