Brasileiro é primeiro jogador naturalizado convocado para seleção russa

Guilherme já representará a Rússia em 26 de março, em amistoso em Moscou.

Guilherme já representará a Rússia em 26 de março, em amistoso em Moscou.

Maksim Bogodvid / RIA Nóvosti
Guilherme é goleiro do Lokomotiv e diz que, no momento, se empenha em decorar hino do país.

Brasileiro naturalizado russo, o goleiro do Lokomotiv, Guilherme, 30, foi convocado para a seleção do país europeu nesta sexta-feira (11). Ele é o primeiro jogador naturalizado a ser convocado para a seleção russa de futebol na história.

Guilherme já representará a Rússia em amistoso contra a Letônia, em 26 de março, em Moscou, e contra a França, em 29 de março, em Paris.

Ele recebeu cidadania russa em novembro do ano passado e jogou 142 partidas pelo Lokomotiv, levando 139 gols. Antes do clube russo, Guilherme defendeu o Atlético Paranaense, de 2003 a 2007.

"Posso dizer que a convocação do Guilherme seguiu os planos: o goleiro recebeu o passaporte russo, como vínhamos tentando fazer há tempos, e agora queremos testá-lo", disse o treinador da seleção russa, Serguêi Balakhin.

Aprendendo o hino

Guilherme disse à imprensa que a convocação é uma grande responsabilidade e tentará fazer o melhor com a chance que lhe foi dada.

"Para mim, é uma grande chance, um grande acontecimento. Já faz tempo que eu me sinto, em partes, russo, por isso quis jogar pela seleção da Rússia. Agora, me delicio com esse momento. Se eu consigo cantar o hino da Rússia? Bom, pelo menos eu tento, tento... Eu ainda vou dar uma estudada nele!", disse Guilherme quando da convocação.

Quer receber as principais notícias sobre a Rússia em seu e-mail? Clique aqui para assinar nossa newsletter.

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies