Vice-presidente da Rosatom participa da Semana Nuclear da UFRJ

Além das possibilidades com usinas, Dibov falou sobre convênios universitários

Além das possibilidades com usinas, Dibov falou sobre convênios universitários

Evento se encerra nesta sexta (13) e abre portas a estudantes em Moscou

O vice-presidente da Rosatom no Brasil, Ivan Dibov, participou da Semana Nuclear da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), que abriu na última segunda-feira (9), apresentando as novas tecnologias do país e possibilidades de cooperação com a América Latina.

A evolução da tecnologia de reatores nucleares e as soluções para a matriz energética do Brasil foram alguns dos temas discutidos durante o evento, e Dibov afirmou que, além da possibilidade de construir usinas e gerar de energia, a corporação também possui soluções em áreas como a medicina nuclear e a agricultura.

Segundo ele, a tecnologia nuclear, quando aplicada a esse setor, pode substituir os agrotóxicos, garantindo a qualidade dos alimentos. 

O fornecimento de isótopos, fundamentais principalmente para o diagnóstico e tratamento do câncer, também foi abordado, já que a Rosatom é fornecedora do produto para a Comissão Nacional de Energia Nuclear do Brasil.

Capacitação em Moscou

A segunda apresentação de Dibov foi sobre a abordagem da Rosatom para capacitação e desenvolvimento profissional.

O executivo mostrou os diversos programas da companhia pelo mundo e destacou a parceria com a Universidade Nacional de Investigação Nuclear (MEPhI), em Moscou.

Com os convênios da instituição, estudantes estrangeiros, entre eles, brasileiros, podem participar do programa de treinamento para formação de especialistas nucleares.

A Semana Nuclear contou ainda com a presença do reitor da UFRJ, Roberto Lecher, o coordenador de engenharia nuclear da universidade, Alessandro Gonçalves da Cruz, o ex-presidente a Eletrobras, Luis Pinguelli Rosa, o vice-presidente da Associação Brasileira de Energia Nuclear, Marcelo Gomes, o Diretor de Planejamento da Eletronuclear, Leonam Guimarães, entre outros. 

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies