Sábado Russo traz pratos típicos e cinema a São Paulo

Famoso bolo de mel, medóvik será uma das sobremesas servidas no almoço do evento

Famoso bolo de mel, medóvik será uma das sobremesas servidas no almoço do evento

Lori / Legion Media
Festa neste sábado (7) reúne acadêmicos, imigrantes e interessados em geral por cultura russa. Confira programação completa do evento.

O museu Lasar Segall, na Vila Mariana, recebe amanhã (7) a quinta edição do tradicional evento “Sábado Russo”, que, além de almoço especial com pratos típicos, contará com filmes, mostras e uma feira de livros com foco em arte e cultura russa.

A festa terá início às 11 da manhã com o lançamento do sexto número do Caderno de Pesquisa Kinoruss, que apresenta estudos inéditos sobre o trabalho teatral realizado pelo cineasta Andrêi Tarkóvski e textos sobre a troca entre os universos artísticos brasileiro e russo.

Na sequência, haverá a abertura da exposição “Idas e Vindas – Segall e o Brasil”, com obras que apresentam os aspectos estéticos – cores vivas e paisagens iluminadas – da produção do artista russo-lituano, Lasar Segall, após a sua chegada ao Brasil.

A partir das 12h, será a vez da chef Maria Helena Serrano propor intervenções na culinária russa com um toque brasileiro, oferecendo duas opções de menu que contemplam pratos clássicos da gastronomia russa, como vareniki e o bolo medóvik, entre outras iguarias.

Para o almoço, é recomendável fazer reserva pelos telefones (11) 5573 2760 / 5083 5708 ou pelo e-mail mariahelena@qpecado.com.

Cinema e livros

No início da tarde, haverá ainda a apresentação de músicas do repertório erudito russo no jardim do museu e, em seguida, o diretor do Lasar Segall, Jorge Schwartz, fará uma visita guiada à exposição “Cárceres a duas vozes: Piranesi e Ana Maria Tavares”, atualmente em cartaz.

Depois da exibição do clássico “O Encouraçado Potemkin” (1925), de Serguêi Eisenstein, o evento vai ser finalmente encerrado com uma discussão sobre os aspectos da obra do diretor russo. A mesa terá mediação do professor e pesquisador Bruno Barretto Gomide.

Já na feira de livros, que acontecerá no jardim do museu durante todo o sábado, as editoras Cosac Naify, Editora 34, Kinoruss Edições e Cultura e Museu Lasar Segall oferecerão descontos ao público, além de realizar três sorteios de publicações de autores russos ou com temática russa.

Serviço

7 de novembro de 2015, das 11h às 19h

Museu Lasar Segall: Rua Berta, 111 – Metrô Santa Cruz, São Paulo

Entrada Franca, todas as idades

Para mais informações, acesse o site do Museu Lasar Segall

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies