Google desvenda Kostroma para os turistas

Governo lança projeto com empresa norte-americana para desenvolver turismo na região Foto: Lori / LegionMedia

Governo lança projeto com empresa norte-americana para desenvolver turismo na região Foto: Lori / LegionMedia

Espera-se que no início do ano que vem Kostroma torne-se um grande centro turístico na Rússia central. Ao chegar na cidade, qualquer turista poderá, apenas usando seu celular, encontrar todas as informações que precisa sobre locais históricos e tradições da região, passeios, hotéis e muito mais.

Usando diferentes ferramentas de internet, o governo da cidade de Kostroma, capital da região homônima, vai promover, em colaboração com o Google, o turismo da região por meio do projeto "Kostroma: Transformação digital".

A ideia é desenvolver e promover o site da cidade (kostroma.ru), dedicado aos pontos culturais turísticos da região. Além disso, o portal estará cada vez mais presente na rede social Google + e no servidor de vídeo YouTube, onde serão informados os eventos mais interessantes.

Os organizadores do projeto estão adicionando todas as atrações turísticas da cidade, incluindo museus, hotéis e lojas, aos mapas do Google.

Também já foram incorporados sinais de informações com o código QR em 148 edifícios. Cada um desses sinais remete a um aplicativo para celulares que conta a história do edifício em questão.

“Dentro de alguns meses, os turistas que vierem a Kostroma não terão mais que recorrer às agências de viagens para reservar um quarto de hotel nem gastar dinheiro com guias turísticos”, comenta o governador da região, Serguêi Sítnikov.

“Nossa cidade é o único centro regional da Rússia com população inferior a um milhão de pessoas que possui tecnologia 4G”, acrescenta o governador.

Os planos também incluem rede de Wi-Fi gratuita. "Graças a isso, as pessoas poderão se conectar à internet a partir de qualquer ponto da cidade e obter todas as informações que precisa para planejar sua estada", diz Sítnikov.

O governador também ressaltou que, com a disseminação da internet na região, estão surgindo novas oportunidades para as empresas regionais encontrarem novos clientes do mundo todo. Esse é motivo pelo qual há, por exemplo,  grandes perspectivas para as empresas joias de Kastroma.

Cabe lembrar que os mapas do Google também apresentam os 200 pontos da cidade com facilidades para deficientes físicos.

Juntamente com a promoção ativa de Kostroma como uma marca na internet, as autoridades recorreram aos investidores convidando-os a construir os hotéis econômicos na cidade, onde o preço de um quarto não supere o equivalente a US$ 18 por noite.

Em troca, o governo prometeu às empresas conceder terrenos em condições favoráveis ​​e facilitar a instalação e fornecimento de água, gás e energia elétrica.

Alla Zabrovskaia, diretora de comunicação e relações públicas do Google Rússia, explica que a reforma de Kostroma está sendo inspirada na experiência de São Francisco, onde cada organização tem sua própria página na internet.

“Se você está em São Francisco e não tem nada além de um celular, não terá nenhuma dificuldade em descobrir os eventos culturais que estão acontecendo, quais lojas estão com descontos, os restaurantes mais recomendados pelos clientes, como evitar congestionamentos ou pontos para visitar na cidade”, conta Zabrovskaia.

“Em alguns meses, a mesma informação estará disponível para os turistas que viajam a Kostroma.” Segundo a funcionário do Google Rússia, a transformação digital de Kostroma é um projeto piloto e, no futuro, a experiência da cidade poderá ser aplicada a outras regiões.

“Nós nos encarregamos desse projeto porque o Google se interessa por tudo que acontece na Rússia e está vinculado à internet. E, além do mais, qualquer iniciativa que exponha o papel importante da realidade virtual tem o nosso apoio”, completa Zabrovskaia.

O projeto de desenvolvimento da região foi lançado na véspera de uma data histórica: o 400° aniversário do fim do “Tempo de Dificuldades”, um período de 15 anos de crise nacional na Rússia que culminou com a expulsão dos invasores poloneses de Moscou pela milícia popular, comandada por Mini e pelo príncipe Pojarski.

Como o papel de Kostroma nesses eventos históricos foi decisivo, as autoridades de Kostroma planejam uma série de eventos em comemoração a essa data significativa ao longo de 2013.

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies