Conheça a República de Altai, na Sibéria

Passeios de caiaque, de esqui ou a cavalo normalmente solicitados pelos turistas não são atração da região Foto: Emanuel Grizsipan

Passeios de caiaque, de esqui ou a cavalo normalmente solicitados pelos turistas não são atração da região Foto: Emanuel Grizsipan

Com seu poder energético e a economia baseada na agricultura e no turismo, a região montanhosa da República de Altai (república federada da Rússia na Sibéria) atrai viajantes de todo o mundo. A maior atração para os caçadores de maravilhas é o pico mais alto da Sibéria, o monte Belukha, uma das montanhas sagradas do mundo e venerada pelos povos indígenas como criatura viva.

Com seu poder energético e a economia baseada na agricultura e no turismo, a região montanhosa da República de Altai (república federada da Rússia na Sibéria) atrai viajantes de todo o mundo.

A maior atração para os caçadores de maravilhas é o pico mais alto da Sibéria, o monte Belukha, uma das montanhas sagradas do mundo e venerada pelos povos indígenas como criatura viva. Os montanhistas e fotógrafos adoram os numerosos glaciares locais, que chegam a 1.500 e cuja neve alimenta lagos, rios e cachoeiras. As lendas folclóricas os apresentam como monstros devorando a neve.

O que você poderia levar da República de Altai? Souvenires tradicionais como instrumentos musicais, tapetes, cobertores feitos à mão com lã de cabra, frutos de cedro, estatuetas de pedra e amuletos que podem ser comprados nas lojas de Gorno-Altaisk e bancas de artesanato no museu local, ao longo da estrada de Tchuia e perto da fonte de Arjan-Suu. Entre as opções de bebida, destaque para vinhos à base de ervas locais, cuja variedade é muito grande. Não se esqueça de levar também o mel local.

Foto: Emanuel Grizsipan

Os lagos do Altai são tantos que a região reivindica o título de "país de milhares de lagos", detido atualmente pela República da Carélia, no noroeste da Rússia. Um dos lagos mais famosos é o Teletskoe, que tem origem e estrutura semelhantes às do Lago Baikal e conta com uma fenda na rocha preenchida por água cristalina, com praias rochosas íngremes e pequenas baías. Segundo cálculos científicos, em consequência dos processos teutônicos, o lago Teletskoe vem se alargando de forma paulatina para se tornar maior do que o lago Baikal em alguns milhões de anos.

Passeios de caiaque, de esqui ou a cavalo normalmente solicitados pelos turistas não são outra atração da região. Os caçadores de aventuras vêm ao Altai em busca de algo “supernatural": xamãs locais leem o futuro por ramos de zimbro colocados em uma fogueira sagrada, contadores de histórias das aldeias de Aktas e de Ust-Kan narram contos épicos ao som do topchur (instrumento musical local dotado de duas cordas e caixa de ressonância em forma de pera), com o canto gutural em pequenas aldeias distantes fazendo eco do ruído dos rios, que não congelam nem mesmo a -40ºC.

Fim do mundo

O Altai também é um dos "lugares de poder" para os etnógrafos e estudiosos de óvnis e ponto de encontro para aqueles que pretendem sobreviver aqui ao possível fim do mundo que se aproxima.

O turismo a cavalo é uma das opções mais cobiçadas no Altai. Alguns locais só podem ser visitados a cavalo, que podem ser alugados em qualquer aldeia ou centro de turismo. Há opções para todos os gostos. O percurso pode ser de um  ou de vários dias com subidas às colinas e montanhas e idas para os lagos de difícil acesso. Normalmente, vai-se a cavalo até ao resort Fonte Quente. O percurso passa pela costa do Lago Teletskoe, perto da foz do rio Abakan.

O famoso pintor e filósofo russo Nicholas Roerich esteve aqui à frente de uma grande expedição asiática buscando vestígios de Shambhala. Agora, centenas de entusiastas vêm ao Altai para refazer o caminho de Roerich. Segundo o pintor, as lendas budistas de Shambhala serviram de base para outra lenda dos povos locais sobre um país maravilhoso chamado Belovodie (Águas Brancas), terra da liberdade e paraíso eslavo que jorra rios de leite e mel.

Os rios Bukhtarma e Katun parecem uma personificação física da lenda eslava.

Nos séculos 17 a 19, esse local servia de refúgio para velhos ritualistas (seguidores da Igreja Ortodoxa de Velhos Ritos) perseguidos pela Igreja oficial. O viajante que chega às aldeias de Multa e Zamulta acaba em um oásis de vida russa antiga: é recebido por velhos ritualistas trajados à moda antiga, cujos ancestrais radicaram-se aqui no século 17, e tem a oportunidade de ouvir muitas histórias sobre o maravilhoso país das Águas Brancas, onde não há rei, mas há bondade e justiça.

Multa e Zamulta ficam na extremidade das terras povoadas do Altai e são centros de resgate cultural da região, onde muitos ofícios antigos estão sendo recuperados.

Foto: Emanuel Grizsipan

"Quando me perguntam onde eu moro, eu respondo ‘no fim do mundo’. Essa é minha casa, atrás dela há uma vala com um rabo de fora. Que rabo? O rabo da tartaruga em cujas costas está a Terra", diz Uimon Matriona, moradora de uma aldeia de velhos ritualistas.

A oito quilômetros dali fica uma área de exploração de cervos siberianos, onde,  na primavera, pode-se ver como são cortados os chifres.

A composição étnica da região tem a seguinte distribuição: 63% de russos, 31% de grupos autóctones e 6% de cazaques. Apesar das diferenças étnicas e religiosas, o Altai é uma das regiões mais pacíficas do país e tem tanto santuários pagãos dos povos indígenas quanto igrejas ortodoxas e templos da Igreja de Velhos Ritos.

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies