Frota de helicópteros militares russa será reforçada

Ka-60 Kasatka (Orca). Foto: kamov.ru

Ka-60 Kasatka (Orca). Foto: kamov.ru

Segundo o vice-ministro da Indústria e Comércio, Iúri Slusar, prevê-se dar continuidade ao financiamento dos projetos de helicópteros Mi-38 e Ka-62 e canalizar verbas para o financiamento de vários novos projetos, entre os quais o de um helicóptero de alta velocidade.

Até o final deste ano, o governo da Rússia irá aprovar um programa federal de desenvolvimento da indústria de aviação, segundo informou o vice-ministro da Indústria e Comércio da Rússia, Iúri Slusar.

O documento prevê, entre outras coisas, investimentos na indústria de helicópteros no valor de 60 bilhões de rublos (cerca de US$ 2 bilhões), dos quais 36,5 bilhões serão investimentos públicos.

O Ka-60 é capaz de desenvolver uma velocidade de até 300 km/h e voar por 770 quilômetros, podendo levar a bordo 14 soldados e uma carga total de até 2,8 toneladas.

De acordo com Slusar, prevê-se ainda dar continuidade ao financiamento dos projetos de helicópteros Mi-38 e Ka-62 e canalizar verbas para o financiamento de vários novos projetos, entre os quais o de um helicóptero de alta velocidade.

Ainda de acordo com o programa, um centro de manutenção pós-venda de aeronaves será instalado no aeroporto de Ramenskoe, nos subúrbios de Moscou. A frota de helicópteros militares será reforçada com mais de 100 novas aeronaves até o final deste ano.

"Prosseguimos com o programa de renovação da frota de helicópteros. A FAR (Força Aérea Russa) está recebendo equipamentos novos e atualizados, como os Mi-28N, Ka-226, Ansat, Mi-26, Ka-52, Mi-8AMTCh e Mi-8 MTV-5", disse o porta-voz da corporação, coronel Vladímir Deriábin.

Segundo  o responsável, mais de 80 helicópteros passaram por reparos e estão prestes a voltar a suas unidades.

Além disso, a FAR recebeu recentemente helicópteros de treino e combate Ansat-U e Ka-226, que, a partir de 2013, serão usados para o treinamento de uma nova geração de pilotos.

De acordo com o diretor-geral da holding Helicópteros da Rússia, Dmítri Petrov, a FAR encomendou cerca de 100 exemplares do helicóptero de múltiplas funções Ka-60 Kasatka (Orca).

Segundo dados oficiais do Ministério da Defesa, a FAR já recebeu sete dessas aeronaves, que estão sendo testadas em cenários que replicam situações de combate. 

Ainda segundo Petrov, o centro de desenvolvimento de helicópteros Kamov está trabalhando no projeto de Ka-62, um par civil do Ka-60 cuja produção em série deve começar em 2015.

Segundo o ministro da Indústria e Comércio da Rússia, Denis Manturov, no período entre 2011 e 2013, o Kamov vai receber 12,2 bilhões de rublos (cerca de US$ 4 bilhões) para a concretização do projeto de Ka-60/62 e de um novo helicóptero de carga pesado Mi-38.

De acordo com os planos da empresa, entre 2015 e 2016, o Ka-62 receberá a certificação internacional e começará a ser entregue aos clientes.

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies