Cinema brasileiro retorna à Rússia

Foto: kino35mm

Foto: kino35mm

Em sua quinta edição, Festival de Cinema Brasileiro consolidou-se como guia para o cinema brasileiro moderno e oportunidade de os russos verem os ídolos das novelas brasileiras, conhecidos no país desde os anos 1990.

Entre os dias 21 e 27 de novembro, Moscou recebeu a 5ª edição do Festival de Cinema Brasileiro, evento que se consolidou como guia para o cinema brasileiro moderno e oportunidade de os russos assistirem aos ídolos das novelas brasileiras, conhecidos pelo público desde os anos 1990.      

Nos últimos cinco anos, mais de 50 filmes foram exibidos e cerca de 10 cineastas brasileiros visitaram a capital russa.

"Me agrada muito saber que vocês gostam do carnaval e do samba e admiram a beleza do meu país. Mas essa é apenas uma faceta de um Brasil enorme. Espero que esse festival permita aos russos conhecer vários outros aspectos do Brasil, que é multifacetado", disse o embaixador do Brasil na Rússia, Carlos Antônio da Rocha Paranhos, na abertura do evento.

A edição deste ano contou com a presença do diretor André Ristum e da atriz Stephanie de Jongh, que apresentaram o filme “Meu País”.

O filme fala de um outro Brasil, desconhecido do público russo, e se baseia em experiências reais do próprio diretor, que, como o personagem de sua obra, viveu durante muito tempo na Itália.

"Sei que vocês gostam de filmes como ‘Cidade de Deus’, que mostra todo o colorido do meu país. Mas o detalhe é que eu, apesar de brasileiro, cresci na Itália. O tema de estar longe da terra natal é familiar para mim. Eu quis mostrar isso ao público do Brasil",  disse Ristum.

O enredo conta a história de um homem de negócios bem sucedido que trabalha na Itália. Ele chega ao Brasil para comparecer ao funeral de seu pai, normalizar as relações com seu irmão e ajudar sua irmã doente. O tema central do filme, o reencontro de uma família, é familiar ao diretor que, depois de viver por muito tempo na Europa, retornou ao Brasil.

"É errado pensar que o Brasil é apenas favela e praia. São Paulo também é o Brasil. Lá vivem mais italianos do que em Roma. Em Roma, você também pode encontrar muitos brasileiros. Muitos deixaram suas famílias e cada um tem sua própria história da reunificação familiar", acrescentou a atriz Stephanie.

Oportunidade

 

Com temas e gêneros variados, os filmes brasileiros apresentam ao público o país do carnaval a partir de ângulos diferentes. Mas essa não é a única razão pela qual que o cinema  brasileiro é muito popular na Rússia. Nos anos 1990, a TV russa exibiu muitas novelas brasileiras devido à falta de seriados de produção nacional. Graças a essas histórias cheias de charme e cor, o público russo conheceu melhor esse país distante da América Latina. Em 15 anos de transmissão de novelas, as paisagens brasileiras se tornaram queridas do público russo, enquanto o destino dos atores brasileiros se tornaram um dos temas mais discutidos no país.

No final dos anos 1990, a indústria russa de cinema e de televisão se recuperou e começou a produzir suas próprias novelas. A necessidade de importar seriados de produção estrangeira desapareceu. Mas restou a geração crescida com as belas novelas brasileiras nos anos das vacas magras da década de 1990. Muitos criaram sites em russo para falar sobre seus filmes brasileiros favoritos.

Embora a internet hoje permita qualquer um assistir a qualquer novela brasileira, a televisão russa deixou de exibir seriados brasileiros. Por isso, o Festival de Cinema Brasileiro parece uma tentativa de restaurar essa "ligação" rompida.

Quase todos os filmes apresentam as já conhecidas paisagens do Rio de Janeiro e de São Paulo e os rostos familiares dos atores. Na edição passada, os brasileiros trouxeram a adaptação cinematográfica do romance “O Primo Basílio”, de Eça de Queirós, estrelado por Glória Pires, conhecida na Rússia por sua atuação nas novelas “Anjo Mau” e “Mulheres de Areia”.

O filme “O Palhaço”, que fez a abertura da 5ª edição do evento, conta uma história comovente e irônica de um pai e filho, palhaços de um circo itinerante, e proporcionou ao público russo o reencontro com Selton Mello, diretor e ator principal, conhecido no país por sua atuação como um sedutor em muitas novelas brasileiras.

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies