Marinha russa vai devolver projeto do primeiro porta-aviões nacional

Porta-aviões russo Almirante Kuznetsov Foto: RIA-Nóvosti

Porta-aviões russo Almirante Kuznetsov Foto: RIA-Nóvosti

O Comando Geral da Marinha russa irá devolver o projeto do primeiro porta-aviões russo a seus autores para que sejam promovidas alterações; uma fonte do Comando Geral da Marinha disse ao jornal Izvéstia que o projeto de navio de cerca de 60 mil toneladas utiliza tecnologias dos anos 1980.

O Comando Geral da Marinha irá devolver até o final deste ano para alterações e atualização o projeto do primeiro porta-aviões atômico russo elaborado em conjunto pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Krilov e pelo Centro de Projetos Nevski, ambos com sede em São Petersburgo.

Uma fonte do Comando Geral da Marinha disse ao jornal Izvéstia que o projeto de navio de cerca de 60 mil toneladas utiliza tecnologias dos anos 1980.

 

 

Atualmente, 10 países possuem porta-aviões. Os primeiros esboços de um navio aeródromo soviético surgiram em 1943. No entanto, na URSS, os porta-aviões foram considerados, durante muito tempo, como instrumento de agressão e, portanto, não foram construídos. Em 1972, porém, o primeiro porta-aviões soviético –na verdade, um cruzador porta-aviões, denominado Minsk– começou a ser construído. Atualmente, a Marinha russa dispõe de um único cruzador porta-aviões, o Almirante Kuznetsov, colocado em operação em 1991. 

 

"Na realidade, o projeto que nos foi oferecido é o de porta-aviões soviético Ulianovsk, que não chegou a ser construído devido ao colapso da URSS. No final dos anos 1980, esse porta-aviões era muito bom, representando uma resposta adequada ao Nimitz americano. Hoje em dia, ele está totalmente desatualizado", disse a fonte.

Ainda de acordo com a fonte, em 2020, data prevista para a entrega do porta-aviões, os EUA terão navios aeródromos de última geração da série Gerald Ford,  com quase o dobro do navio projetado em São Petersburgo.

Além disso, na opinião da Marinha, o navio proposto pelos projetistas tem uma estrutura muito grande, o que o torna visível aos radares, e não possui uma catapulta eletromagnética, já existente nos porta-aviões americanos e que facilita muito a decolagem de aeronaves. Em vez disso, os engenheiros oferecem uma catapulta a vapor clássica, que é muito lenta.

Além disso, o navio projetado não pode alojar um avião de alerta aéreo antecipado e controle (Awacs, na sigla em inglês), um acessório obrigatório de um grupo tarefa de porta-aviões.

Discussões

Discussões teóricas sobre a necessidade de um porta-aviões com grande autonomia para o país terminaram no ano passado. Em novembro deste ano, o comandante Geral da Marinha, Vladímir Visótski, disse que, em 2027, a Rússia terá dois grupos tarefa de porta-aviões, um no Mar do Norte e o outro no Pacífico, embora o programa federal de armamentos até 2020 não tenha, até agora, um capítulo dedicado à construção de porta-aviões e à disponibilização das verbas necessárias.

"Hoje em dia, uma frota oceânica não pode passar sem porta-aviões. O cruzador porta-aviões Almirante Kuznetsov (considerado como porta-aviões ligeiro) tem uma vida útil limitada e, mais cedo ou mais tarde, acabará removido de serviço", disse a fonte.

Outro lado

Enquanto isso, os autores do projeto se mostraram surpresos com a decisão da Marinha e dizem que não receberam dela nenhumas reclamações.

"Há dois anos e meio, o centro Krilov e o centro Nevski elaboraram um projeto conceitual que foi aprovado pelo então Comandante Geral da Marinha, Vladímir Visótski, e uma comissão especial mista criada especialmente para isso. Não entendemos porque agora nosso projeto não lhes agrada", disse um representante dos projetistas contatado pelo Izvéstia.   

"Um avião Awacs de bordo e uma catapulta eletromagnética não existem nem sequer em esboços. Como podemos projetar alguma coisa sem saber suas dimensões nem seu consumo de energia elétrica", esclareceu a fonte.

Mesmo assim, os projetistas estão satisfeitos ao verificar que, depois de dois anos de silêncio, a Marinha se lembrou dos porta-aviões. Um dos autores do projeto de porta-aviões Ulianovsk elaborado nos anos 1980, Valeri Babich, não ficou desapontado ao saber que seu projeto modernizado não agradou à Marinha russa.

"Não é nada mau que a Marinha se diga insatisfeita. Pelo contrário, isso mostra o interesse comum das partes em construir um navio moderno. Conheço pessoalmente os autores dos projetos. Eles são excelentes profissionais e saberão construir um bom navio", disse Babich.

Publicado originalmente no site do jornal Izvéstia

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies