Uma renovação voluntária do Baikal

Foto: Shutterstock/legion-media

Foto: Shutterstock/legion-media

Termas, ilhas e monumentos pré-históricos são algumas das atrações que aguardam os turistas no lago mais profundo do mundo.

Imagine tirar férias em aldeias da Idade da Pedra, com animais exóticos como as focas de água doce, os ratos-almiscarados e as zibelinas. Os mosquitos podem diminuir um pouco a sensação de paraíso, mas o Baikal é destino cada vez mais popular entre turistas aventureiros. 


O lago mais profundo do mundo contém um quinto da reserva de água doce do mundo e abriga mais de 2 mil espécies de plantas e animais. Essa diversidade é ameaçada pelas atividades da indústria e da mineração, mas a boa notícia é que a associação GBT (do inglês, Grande Trilha do Baikal) está promovendo uma alternativa de baixo impacto ambiental por meio de suas iniciativas de ecoturismo sustentável. 

Infográfico:


O objetivo é que os visitantes façam trilhas às margens do Baikal, divirtam-se e ajudem a preservar sua beleza natural. A GBT, uma organização sem fins lucrativos, está construindo um sistema de trilhas com a ajuda de grupos de voluntariado internacional que acampam na área durante duas semanas. 


No ano passado, o Serviço Florestal dos EUA doou dinheiro para os projetos do Baikal, estimulando, já no segundo trimestre deste ano, o surgimento de vários painéis informativos sobre o parque nacional e as cavernas no Vale Malaia Kadilnaia. 


Planos futuros 


Até agora existem quase 600 quilômetros de trilha, mas os planos para o futuro são ainda mais ambiciosos. Além de distâncias mais longas, há também um projeto de trilhas especializadas, com acesso para cadeirantes, ou adequadas para ciclismo, equitação e circuitos de esqui. 


1.642 metros

636 quilômetros

336 rios

é o ponto mais

profundo do lago; 

profundidade média

é de 744 metros 

é a extensão total

do lago Baikal,

que fica a 5.5 km

oeste de Moscou

desembocam no lago.

O único rio que

nasce no lago Baikal

é Angara


Equipes de voluntários trabalharam no último verão para desenvolver os parques nacionais, restauraram um moinho de água e uma capela na caverna, plantaram cerejeiras ao longo do rio Angara, instalaram mesas de piquenique e treinaram outros voluntários que haviam participado de um seminário em Moscou no primeiro trimestre deste ano. 


Muitos desses projetos são iniciativas de colaboração entre os jardins botânicos da região de Irkutsk, que oferecem as mudas de plantas, e entusiastas locais. Voluntários do Reino Unido, Alemanha, Áustria, França e Rússia têm ensinado as crianças que vivem nas proximidades do Baikal sobre as mudanças climáticas. A parceria é o espírito central da GBT. Trabalhando com o governo, empresas e comunidades locais, a organização espera atrair ecoturistas para essa área. Além disso, ajuda os moradores que querem oferecer acomodação na área do Baikal, desenvolvendo a infraestrutura necessária.


Primor natural 


O Baikal é mais do que um simples lago. Alguns siberianos o veem como sagrado. Além disso, sua importância em termos de ecossistema e água salgada é global. São 636 quilômetros de extensão e 1.642 metros de profundidade, onde mais de 330 rios desembocam. 

A paisagem ao redor varia de montanhas, taiga e permafrost (subsolo que fica congelado a maior parte do ano) a densas florestas cheias de frutas e diferentes tipos de cogumelos. Bétulas, cedros, pinheiros, abetos e outros tipos de árvore crescem em suas margens, bem como videiras silvestres e orquídeas. Entre os animais que compõem sua fauna estão alces, veados, ursos, linces e esquilos, além de aves raras.


Essas atrações, junto com as nascentes de água mineral quente, igrejas de madeira, ilhas e monumentos pré-históricos, aguardam a infraestrutura necessária para tornar esses tesouros acessíveis.

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies