Jovem regente russo se destaca aos 24 anos

Maxim Emelianitchev Foto: emelyanychev.com

Maxim Emelianitchev Foto: emelyanychev.com

Aluno dos cursos de pós-graduação do Conservatório de Moscou, Maxim Emelianitchev ostenta um currículo e respeito, com trabalhos para várias orquestras sinfônicas da Rússia.

O regente da orquestra Maxim Emelianitchev tem apenas 24 anos, é aluno dos cursos de pós-graduação do Conservatório de Moscou, mas já ostenta um currículo de respeito, com trabalhos para várias orquestras sinfônicas da Rússia.

Emelianitchev toca clavecino, piano e corneta, além de se destacar como um músico jovem de grande talento.

"Não vejo grande diferença entre os ofícios de reger orquestras e de tocar instrumentos musicais. No essencial, é necessário aprender a arte de fazer música. O primeiro desejo que surge é interpretar e saber oferecer a música aos espectadores e também aos próprios músicos. Depois se utilizam múltiplos meios para atingir esse objetivo ou simplesmente para deliciar-se com os ensaios que se seguem. Ninguém sabe qual elemento é mais importante nesse processo", diz o jovem.

Mas basta assistir a alguns vídeos do trabalho do jovem para se emocionar com a sua capacidade de cativar a atenção da orquestra. Magro, enérgico e entusiasmado, Maxim entra correndo no palco, acena com a mão, e a orquestra, composta de músicos da mesma idade, fica com a respiração suspensa, prestes a reagir a cada gesto do regente. 

 

"É necessário saber relacionar-se bem com os músicos, fazer graça quando necessário ou mudar de temas nas conversas fora do palco. Trata-se de um fino trabalho psicológico, que varia de um caso para outro", diz o jovem regente.

Precoce

 

Reger uma orquestra sempre foi considerada a prioridade dos músicos experientes. Maxim começou no ofício aos 12 anos ­–primeiro em sua turma, nas aulas com o seu mestre, depois trabalhando com o coral de meninos de Nijni Novgorod. Hoje, no Conservatório de Moscou, é aluno de Guenadi Rojdestvenski.

 

Maxim reflete ainda sobre o relacionamento entre os compositores da nossa época e a sociedade moderna, realçando a necessidade de se comunicar com público. No entanto, deixa claro que não relega a segundo plano o aspeto emocional.

 

"Nos tempos de Mozart e Bach não se tocava música antiga. As peças musicais, compostas 30 anos antes, eram consideradas obsoletas e inaceitáveis para serem interpretadas novamente. A partir da época de Mendelssohn começaram a misturar os estilos. No final do século 20 ocorreu uma reviravolta: interpretava-se 90% da música antiga e os 10% da moderna. Mas esta última se tornou patrimônio da gente de escola. Claro que me refiro agora à música acadêmica e não à cultura popular, de massa. Quanto a mim, adoro a música clássica antiga", diz Maxim.

Indagado se existe algo mais na sua vida além da música, Maxim responde quase sem pensar: "não existe mais nada". Cada dia útil se inicia e termina com ensaios e concertos. A vida de um músico não permite pausas.

Publicado originalmente no site da rádio Voz da Rússia

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies