Textos russos inspiram festival de teatro no Rio

A gaivota. Foto: Divulgação

A gaivota. Foto: Divulgação

Autores russos são destaque na programação internacional do “Tempo_Festival”, que começou nesta sexta-feira (5) no Rio de Janeiro. Além da estreia de uma peça baseada no conto “Noites brancas”, de Fiódor Dostoiévski, textos de Anton Tchekhov servem de base para duas montagens.

A 3ª edição do festival conta com sete produções internacionais e seis nacionais, além de oficinas, debates, filmes sobre dança e poesia nas praias.

“Noites brancas” é um clássico da literatura universal, tendo como cenário um verão de São Petersburgo. A peça dirigida por Thierry Trémouroux, belga radicado no Brasil, vai ser encenada na versão integral do texto, após outras montagens parciais pelo mesmo grupo.

Já “A gaivota”, de Anton Tchekhov, é o ponto de partida para a montagem que a diretora brasileira Dani Amorim prepara com “Cine-Gaivota”. Livremente inspirado no texto russo, a produção reúne teatro e vídeo.

Tchekhov também influencia a residência artística que o francês Vincent Macaigne conduz no Tempo_Festival. O diretor inicia no Brasil o processo de uma montagem baseada no clássico “As três irmãs”. A estreia está prevista para o próximo Festival d’Avignon em 2013.

Noites Brancas. Foto: Renato Mangolin

Vincent costuma partir de textos clássicos para criar com os atores, desconstruindo as cenas. Uma forma de trabalho que leva diretor e atores ao limite das capacidades.

“Gosto do inesperado, há sempre um risco a correr”, diz ele, responsável por releituras de obras de Dostoiévski (“O Idiota”) e Shakespeare (“Hamlet”), às vésperas de mostrar no Rio os primeiros frutos da experiência brasileira em “A partir das três irmãs”.

O Tempo_Festival vai durar até 14 de outubro. Para mais detalhes sobre a programação, acesse osite oficial do evento.

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies