São Petersburgo dos rebeldes e dos beatos

Foto: divulgação

Foto: divulgação

As lendas de São Petersburgo são tantas que a Gazeta Russa decidiu investigar a fundo também as histórias menos conhecidas. Confira alguns dos lugares mais inusitados da capital cultural russa.

Centro underground

 

Fotos: Maria Degtiariova

A rua Pushkinskaya, número 10, foi, durante a perestroika, sinônimo de liberdade. Nesse lugar ficava o espaço underground mais popular e radical de São Petersburgo. 

Em 1989, o edifício de 300 apartamentos foi ocupado ilegalmente por grandes artistas quando os residentes foram desalojados para reforma do prédio.

Apesar de as autoridades tentarem livrar o prédio da comunidade artística invasora, não houve muito sucesso, e foi preciso ceder legalmente o terceiro andar para os ocupantes.

Mais tarde, o espaço tornou-se um centro artístico. "Realizamos exposições de arte contemporânea e concertos de música de diferentes tipos", explica a curadora do centro, Anastassia Patsêi.

Na entrada pode-se ver uma bandeira simbolista: o fundo vermelho representa o regime totalitário e círculos brancos retratam indivíduos livres e unidos.

"Os artistas vivem e trabalham nesse mesmo espaço", conta Anastassia. Na escadaria, é possível ver fotos da história do movimento dissidente na Rússia.

Nikolai Vássin, um ceramista, filósofo e, provavelmente, o maior fã dos Beatles na Rússia,  vive e trabalha nesse edifício desde o início de sua história. 

Muito visitado por turistas, seu escritório é repleto de objetos com símbolos do grupo. Graças a Vássin, uma rua da cidade foi batizada com o nome de John Lennon. É a rua mais curta de São Petersburgo. 

"Levei uma escada, pendurei o cartaz, e é isso. Antes disso, fui para a comissão de topônimos e disse: nossa cidade precisa de uma rua de John Lennon", conta Nikolai. 

Como as autoridades não responderam seu pedido, o nome da rua não é oficial.

Visita à Santa Padroeira

Fotos: Maria Degtiariova

Em frente a uma pequena capela de São Petersburgo há uma fila com centenas de pessoas. Durante o final de semana é preciso esperar mais de dez horas ali para adentrar o templo e venerar as relíquias da santa padroeira da cidade: Santa Ksênia de São Petersburgo.

A padroeira viveu na cidade no século 18, e ficou viúva quando tinha apenas 26 anos. A padroeira distribuiu todos os seus bens aos pobres, vestiu as roupas do marido e começou a peregrinar, respondendo apenas pelo nome do falecido e informando a todos que Ksênia morrera.

Santa Ksênia caminhava por São Petersburgo ajudando as pessoas, esmolando e distribuindo suas poucas moedas  aos pobres. Os habitantes da cidade diziam que Ksênia tinha o poder de curar crianças. Se ela entrava em uma casa, seus moradores ficavam em paz e harmonia.

Aos 72 anos, a padroeira morreu e foi enterrada no cemitério Smolénskoie. Seu túmulo precisou ser coberto mais de uma vez, porque os peterburguenses pegavam punhados da terra que o resguardava e levavam embora, acreditando ser essa sagrada, capaz de afastar doenças e trazer sorte. Então era necessário trazer mais terra para cobri-lo novamente.

No século 19, uma capela foi construída em sua homenagem. Ela recebe milhares de visitantes todos os dias.

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies