Primeiro navegador nacional será lançado em outubro

Foto: Kommersant

Foto: Kommersant

O site de buscas russo Yandex acaba de definir a data de lançamento de seu browser, segundo informações de fontes próximas à empresa. O navegador está sendo elaborado com base no Firefox.

A preparação para criação do novo browser do Yandex teve início ainda no ano passado. Em outubro de 2011, a empresa já havia registrado os domíniosfreshbrowsers.com, freshbrowsers.ru, fastbrowser.ru, embora estejam, por enquanto, vazios.

“A criação do browser do Yandex é a continuação lógica do que eles fizeram com o Chromium”, diz o coordenador da empresa russa de desenvolvedores Mozilla, Konstantin Lepikhov.

A concretização desse projeto vai permitir que eles abandonem as exigências do Google e façam seu próprio produto.

“Correm boatos de que o Yandex está preparando um sistema operacional próprio e vai ter uma solução semelhante ao Google Chrome OS”, afirma Lepikhov.

Segundo o coordenador do Mozilla, todas as soluções devem ser acessíveis tanto em aparelhos celulares quanto em computadores de mesa. “Tudo depende de quanto a empresa vai investir nesses recursos”, completa.

O Yandex já tem um browser próprio, o Yandex.internet, mas ele foi feito inteiramente com base no Chromium, programa com código aberto que, em essência, trata-se de um clone do Google Chrome.

Além da plataforma Chromium, é utilizado ainda o grupo Mail.Ru, o segundo em capitalização na Europa, depois da empresa Yandex.

Retaliação on-line

O desenvolvimento do navegador do Yandex, maior site de buscas da Rússia, é resultado da pressão dos principais concorrentes.

No ano passado, o Google tirou da versão russa do Chrome a função que permitia escolher o buscador. Paralelamente, o Yandex deixou de ser o buscador padrão da versão do Firefox na Rússia.

O diretor da empresa russa, Arkádi Voloj, havia destacado mais de uma vez que o crescimento da participação do Google na internet russa se deve especificamente a seu browser.

De acordo com estatísticas do portalliveinternet.ru, em um ano, o navegador Chrome assumiu a liderança na classificação russa de popularidade. Em agosto de 2011, ele estava em terceiro lugar, com 14,7%, enquanto o líder, Firefox, detinha 23,6% da popularidade.

Em agosto deste ano, o Chrome pulou para a primeira posição, com 21,5%, com tendência constante de crescimento.

Depois que o Yandex deixou de ser a primeira opção no Firefox, o último praticamente perdeu o mercado russo, pois o buscador deixou de promovê-lo. 

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies