Rede social russa quer espaço entre brasileiros

Mail.Ru é mostrado como líder em projetos temáticos pelo diretor Dmítri Gríshin. Grupo é proprietário da rede Odnoklássniki. Foto: Kommersant

Mail.Ru é mostrado como líder em projetos temáticos pelo diretor Dmítri Gríshin. Grupo é proprietário da rede Odnoklássniki. Foto: Kommersant

Odnoklássniki conta com preferência de 73% dos usuários russos, seguida por VKontakte, Moi Mir, e só então Facebook e Twitter.

O gigante da internet Mail.RuGroup pretende colocar até o final do ano no mercado brasileiro sua rede social Odnoklássniki (em português, “Colegas de Escola”). O anúncio da entrada da rede social russa no mercado  brasileiro foi noticiado no final de agosto pelo portal Gazeta.ru.

Sua entrada no maior país da América do Sul só aguarda o lançamento na região, previsto ainda para este ano, do novo aplicativo para tablets do serviço de mensagens instantâneas ICQ, adquirido pelo grupo no início de 2010.

A busca por um novo mercado é compreensível já que o interno se encontra bem definido.

“Cada rede encontrou seu nicho: o Odnoklássiniki é para o público adulto e regional, o VKontakte [em português, ‘Em Contato’], para o público jovem, e o Facebook, para os habitantes de áreas metropolitanas”, explica Denis Térekhov, gerente da agência de marketing integrado Sotsialnie Séti (em português, “Redes Sociais”).

No primeiro semestre de 2012, o Odnoklássniki começou sua expansão em países da CEI (Comunidade dos Estados Independentes). A maioria dos habitantes desses países conhece a língua russa ou tem familiares vivendo no país.

Com a diferença linguística, porém, a entrada no mercado brasileiro é um negócio muito mais complicado.

De volta ao ICQ

Neste verão, o Mail.Ru Group relançou no Brasil o serviço de mensagens instantâneasICQ, que teve um boom no país ainda no final dos anos 1990 e início dos 2000.

Hoje, a audiência mensal global do ICQ é de mais de 23 milhões de usuários, a maior parte deles concentrada na Rússia – 12,8 milhões de pessoas usam o serviço no país.

Segundo o chefe de comunicação do Mail.Ru Group, Ígor Ermakov, a espera pelo lançamento do aplicativo do ICQ para tablets antes do início das operações da rede social Odnoklássniki é bem fundamentada.

“O Brasil vive um boom de internet móvel, parte de uma estratégia prioritária para o ICQ”, disse Ermakov à Gazeta Russa.

Mercado e perspectivas

De acordo com o instituto de pesquisas de opinião pública Vtsiom, em 2012 o Odnoklássiniki está em primeiro lugar entre as redes sociais russas, contando com a preferência de 73% dos internautas.

O segundo  lugar é ocupado pelo VKontakte, com 62%, e o terceiro, pelo Moi Mir (em português, “Meu Mundo”), seguido pelo Facebook e pelo Twitter.

O analista da consultoria Finam, Leonid Delítsin, declarou ao portal Gazeta.Ru que o Odnoklássniki tem boas perspectivas no Brasil.

“A empresa tem aqui chances melhores do que na Índia, que é muito pobre, ou na China, muito fechada”, diz Delítsin.

Mas nem todos os especialistas russos concordam com Delítsin. “Não acredito que o Odnoklássiniki vá fazer sucesso na América do Sul”, diz Térekhov, da Sotsialnie Séti.

“O projeto global Classmates, do qual o Odnoklássniki foi copiado, falhou. Por que os brasileiros que não se interessaram pelo Classmates gostariam  de sua réplica russa?”, pergunta.

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies