Bandas militares se reúnem na Praça Vermelha

Nesta terça-feira (4), o grande ponto turístico da capital russa sediou a abertura do 5º Festival Internacional de Música Militar. Neste ano, o evento coincidiu com o 865º aniversário da fundação de Moscou.

Fotos: Ria Nóvosti, Rossiyskaya gazeta


O festival deste ano é dedicado ao 200º aniversário da vitória da Rússia na guerra contra o Grande Exército de Napoleão. Por esse motivo, a introdução do show musical foi baseada na obra-prima de Lev Tolstói “Guerra e Paz”.

A parada militar começou com a passagem de bandeiras e estandartes dos regimentos que mais se destacaram nas batalhas de 1812. Tanto russos como franceses participaram da grande encenação.

“A ideia do festival é fantástica, pois não exalta os vencedores, mas a união de nações e povos”, disse o participante francês Tiere Muche.

A atuação da franceses culminou com a apresentação da lendária cantora Mireille Mathieu. “Para mim a Rússia não é apenas um grande país, que teve e têm relações amistosas e muito importantes com meu país, com a França. Temos simpatia mútua”, declarou a artista.

O show também contou com a Banda Aeronáutica da Grécia e com o grupo “Espadas cruzadas”, que levou à Praça Vermelha as tradições dos regimentos escoceses e irlandeses.

O final da apresentação fez o público voltar novamente à história. Os militares franceses entraram na praça com tochas, formando uma fogueira simbólica, junto à qual se reuniram participantes de diversos países.

A banda mista de mil e quinhentos músicos, sob a regência do dirigente musical do festival, Valéri Khalilov, executou então a “Abertura 1812”, de Tchaikóvski, ao som de sinos e salva de canhões.

Por fim, o céu sobre a catedral de São Basílio foi iluminado por fogos de artifício.

Originalmente publicado no site Voz da Rússia

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies