Estes tira-gostos adicionam sabor à vodca

Getty Images
Beber vodca é mais do que um costume russo, a bebida destilada é orgulho nacional. E, para manter essa cultura multissecular, existe todo um ritual a ser seguido. Conheça quais petiscos caem bem entre uma dose e outra.

Em primeiro lugar, é preciso congelar a garrafa – seja na geladeira ou até mesmo enterrada na neve. Também recomenda-se beber em copos de shot.

Depois de cada dose, o ideal é quebrar o sabor da bebida alcoólica com um petisquinho — e o que não falta é uma série de tira-gostos e pratos especiais para acompanhar a vodca.

Confira abaixo os melhores e mais populares que não podem faltar à mesa:

Legumes e frutas em conserva

Os legumes e frutas em conserva mais populares na Rússia são pepinos, tomates, repolho com mirtilos ou maçãs. Os legumes se tornam especialmente saborosos quando fermentados e salgados nos barris de carvalho. Esses tira-gostos são geralmente servidos frios.

Cogumelos salgados e em vinagre

Os cogumelos mais populares são Boletus edulis, míscaros e lactarius. São geralmente mergulhados em óleo de girassol com cebolinhas do tipo italiana. Os mais saborosos são lactarius refogados em smetana (ou coalhada fresca).

Arenque

O peixe mais popular como acompanhamento da vodca na Rússia é o arenque salgado. É servido com cebola fatiada, verduras picadas, óleo de girassol e vinagre. É também acompanhado de batata cozida, manteiga, pão preto e endro picado. A tríade arenque-batata-vodca é uma das combinações mais clássicas no país.

Caviar preto ou vermelho

O tipo de caviar mais suave é o beluga. Em geral, é servido com pão e manteiga, embora também seja frequente sobre uma tigela repleta de gelo.

Salo e presunto

Salo é um tipo de petisco feito à base de gordura de porco salgada com duas ou três camadas de carne. É servido frio com cebola crua ou alho.

Kholodets

Kholodets é um prato de carne envolto em gelatina. Ele pode ser feito com vários tipos de carne, mas os mais saborosos são de cabeça de porco, osso de boi e de galo. É servido com mostarda ou raiz-forte.

Blini (panquecas russas)

Os russos costumam comer blini com caviar, mas também é possível saboreá-las com smetana, salmão defumado, manteiga e geleia.

Salada Olivier

Esse é o nome dado à salada criada em meados de 1860 por Lucien Olivier (1838-1883), um chef de origem belga e formação francesa, que era coproprietário do restaurante Hermitage, em Moscou. É uma mistura de ovos cozidos, presunto, picles e maionese, embora existam variantes.

Pelmêni e varêniki 

Pelmêni é um tipo de massa muito parecida com o cappelletti italiano. É também servido com smetana e pimenta-do-reino.

Já o varêniki consiste em pequeninas panquecas que podem ser recheadas com quase tudo, de frutas a carne. É servido com cebola picada e refogada na manteiga.

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

LEIA TAMBÉM: Os jeitos mais tradicionais de tomar um pileque russo (e seus reflexos na literatura e cultura)

O Russia Beyond está também no Telegram! Para conferir todas as novidades, siga-nos em https://t.me/russiabeyond_br

Autorizamos a reprodução de todos os nossos textos sob a condição de que se publique juntamente o link ativo para o original do Russia Beyond.

Leia mais

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies