Tiradentes, palco do novo e do inédito

Ilustração: artesvertentes.com

Ilustração: artesvertentes.com

Cidade mineira recebe, de 9 a 23 de setembro, primeiro festival de artes integradas do Brasil Artes Vertentes, que contará com a presença de artistas russos.

Com a presença de 54 artistas de 15 países e inúmeras propostas culturais, chega a Tiradentes (MG) o festival de artes integradas Brasil – Artes Vertentes. 

Esta será a primeira edição do evento, que está planejado para acontecer em Tiradentes anualmente. O espectador terá acesso a concertos de música clássica, de música popular dos mais diversos cantos do mundo, saraus literários, exposições de artes visuais, sessões de cinemas, espetáculos teatrais e arte urbana.

"Vivi durante 14 anos na Europa, onde participei como pianista de vários festivais deste gênero. Sempre quis fazer algo parecido no Brasil, onde não existe um encontro de artes integradas com o nível artístico encontrado no exterior", explica o diretor artístico do festival, Luiz Gustavo Carvalho.

Também haverá russos na programação, como conta a diretora-executiva do festival, Maria Vragova. 

“Entre os artistas teremos uma grande violoncelista russa, a Svetlana Tovstukha, que vai tocar em Tiradentes nos dias 16 e 21 de setembro, e a artista plástica Elena Ignatieva, que preparou uma série de fotografias dedicadas ao tema 'Caminho' que é o tema principal do Festival”, diz Vragova.

O aclamado fotógrafo lituano Antanas Sutkus também estará presente, inaugurando a exposição "Nostalgia dos tempos da pureza". Durante a exposição Sutkus lança um livro de fotografias que contém versos de poetas do mundo inteiro especialmente criados para a obra - entre eles o russo Evguêni Evtuchenko, nomeado ao prêmio Nobel. 

“Em geral, contamos com a presença dos vários artistas antiga União Soviética, como da Ucrânia e Lituânia”, completa Vragova.

Entre outras atrações, o festival contará com apresentações de Ivry Gitlis, um dos violinistas mais importantes do mundo, o pianista Nelson Freire, que abrirá o festival no dia 9 de setembro, e os poetas brasileiros Thiago de Mello, Ferreira Gullar e Adélia Prado.

Para saber mais, confira nosso calendário cultural.

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies