Festival premia gênios da publicidade

No último domingo, foi aberta a 59ª edição do Cannes Lions, o festival internacional de publicidade que acontece nesta semana na Riviera Francesa. Embora o trabalho de agências russas tenham figurado entre os finalistas de duas categorias, brasileiros levaram a melhor na primeira noite de premiação.

Começou neste domingo, 17, o principal premiação da publicidade internacional, Cannes Lions,  com mais de 34 mil trabalhos de 87 países. A Rússia foi representada nas finais de 2 das 18 categorias do concurso.

A agência russa BBDO Russia Group entrou nos finalistas da categoria Promo & Activation (Eventos & Promoções, em português), com uma ação publicitária para a companhia de seguros Intouch. 

Baseados na máxima russa de que “um piano pode cair em sua cabeça a qualquer momento”, os autores do projeto suspenderam por cabos um piano, posicionando-o sobre um automóvel de verdade. Os internautas podiam visitar o site da promoção da companhia, acompanhar o objeto suspenso em tempo real e influenciar as circunstâncias em que os cabos seriam cortados. 

A agência Lowe Adventa Moscow chegou à final da categoria Direct Lions (Marketing Direto, em português) com um trabalho encomendado pelo Greenpeace cujo título é “Put Them into Our Shoes” (“Coloque-os em nosso lugar”). 

O objetivo da campanha era mostrar que o Greenpeace é mais conhecido por suas ações provocativas do que por seus esforços ambientalistas. Para tanto, os autores criaram cartões postais com fotos disponíveis na internet de executivos russos ou outros personagens famosos, nos quais apareciam em circunstâncias comuns – e até mesmo ridículas. 

As fotos receberam, então, a seguinte frase: “Imagine se você fosse conhecido pelas coisas que faz de vez em quando?”. Na sequência, o material foi enviado a seus respectivos personagens. O resultado da ação foi surpreendente:

85% das pessoas que receberam os cartões postais personalizados fizeram doações para o Greenpeace.

A cerimônia de entrega dos prêmios nas categorias Promo and Activation e Direct aconteceu nesta segunda-feira, 18. As agências brasileiras que estavam concorrendo aos prêmios faturaram 13 Leões, dos quais dois de ouro.

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies