Satélite russo faz imagem de mais alta resolução da Terra

Uma impressionante fotografia com 121 megapixels da Terra foi capturada pelo satélite meteorológico Elektro-L. Especialistas acreditam que seja a imagem de mais alta resolução do planeta já tirada do espaço.

Cada ponto (pixel) da imagem corresponde a uma área de aproximadamente um km quadrado

A imagem foi tirada por uma câmera a bordo do Elektro-L, satélite geoestacionário que viaja na velocidade da rotação da Terra e permanece em um ponto fixo a aproximadamente 36 mil quilômetros acima da linha do Equador.

Ao contrário das imagens icônicas da Nasa, que são criadas pela junção de várias outras fotografias menores, a imagem da Elektro-L trata-se de uma única foto do globo inteiro.

De acordo com blog de tecnologia Mashable, as imagens foram produzidas pela sobreposição de quatro fotografias da Terra – três delas a partir de diferentes comprimentos de onda visíveis e uma imagem infravermelha.

Por causa disso, a vegetação, geralmente em verde nas demais representações do planeta, aparece em laranja. 

Satélite meteorológico Elektro-L Foto: laspace.ru

O satélite foi lançado do cosmódromo de Baikonur em janeiro do ano passado. Projetado para ajudar a prever os padrões climáticos, analisa as condições de oceanos, mares e objetos geológicos, entre outras funções. Além disso, tira fotos da Terra a cada 30 minutos.

A previsão é que o Elektro-L permaneça na orbita terrestre por um período de dez anos.

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies