A arte da beleza sem Photoshop

Retratos e pertences de dançarinas, atrizes e cantoras famosas do teatro russo durante o final de século 19 e início do século 20 estão expostos no Museu Estatal do Teatro e Música em uma nova mostra intitulada “Beldades dos palcos russos: Beleza sem Photoshop”.

Fotos: Museu Estatal do Teatro e Música 

A exposição pretende mostrar como a beleza era retratada antes das onipresentes técnicas de retoque tomarem conta do universo das imagens, quando as melhor diante da câmera era a mesma observada na fotografia.

Mesmo sem os recursos de computador, essas mulheres foram capaz de criar imagens sugestivas e originais de si mesmas. Os sorrisos suaves e os olhos adormecidos das mulheres nas fotos fazem as pessoas acreditarem que estão escondendo algum segredo.

 

Veja o exemplo dos retratos de Lina Cavalieri, uma italiana que cresceu em um orfanato católico, fugiu para se juntar a um grupo de teatro itinerante, casou-se com o príncipe russo Aleksandr Bariatinski e acabou indo parar nos palcos de ópera de Nova York, Paris e São Petersburgo.

Em um retrato particularmente impressionante, envolta por pérolas e com ombros completamente expostos, Cavalieri olha diretamente para a câmera. Um olhar ao mesmo tempo tímido e ousado, expressão que se repete nas demais obras da exposição. A sexualidade expressa por essas mulheres parece simultaneamente reprimida e evidente.

Em outra imagem, Marie Petipa – filha do notável coreógrafo Marius Petipa –está vestida como uma matadora para o balé do teatro Mariinsky e, ainda assim, exala uma feminilidade singular.

A tecnologia limitada da época tornava o espectro de emoções ainda mais impressionante. A ausência de cor e a incapacidade de rapidamente capturar imagens e manipulá-las exigia uma sutileza de enquadramento e postura não vista hoje em dia. O resultados são imagens únicas da beleza feminina e sutil preconizada na virada do século.

Para saber mais, confira nosso calendário cultural

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies