A moda por trás da Cortina de Ferro

No dia 22 de fevereiro, foi inaugurada no museu Tsaritsino (www.tstaritsyno.net) a exposição "A Moda por trás da Cortina de Ferro. O guarda-roupa das estrelas da época soviética". A mostra inclui vestidos, ternos, sapatos e acessórios do período de 1917 a 1991, bem como amostras de perfumes soviéticos, fotografias e ilustrações de revistas de moda da época.

Fotos: Elena Potchetova

No dia 22 de fevereiro, foi inaugurada no museu Tsaritsino (www.tstaritsyno.net) a exposição "A Moda por trás da Cortina de Ferro. O guarda-roupa das estrelas da época soviética". A mostra inclui vestidos, ternos, sapatos e acessórios do período de 1917 a 1991, bem como amostras de perfumes soviéticos, fotografias e ilustrações de revistas de moda da época.

A exposição demorou cerca de 3 anos para ficar pronta, já que os objetos expostos tiveram que ser, literalmente, caçados. Peças vintage historicamente valiosas foram encontradas nos guarda-roupas de estrelas da época soviética, como as bailarinas Galina Ulanova e Olga Lepechinskaia e as atrizes Ludmila Tselikovskaia, Natalia Fateeva, Clara Lutchko e Ludmila Gurtchenko .

Grande parte da exposição foi composta pelos itens da coleção pessoal do designer russo e historiador de moda Aleksándr Vassiliev. A Rússia ainda não conta com um museu da moda, onde poderiam ser conservados e exibidos todos esses artigos.

"Esta é a primeira exposição na história do país que nos fala de maneira tão profunda sobre a história da moda", explicou com orgulho Aleksándr Vassiliev, durante a inauguração da mostra.

Percorrendo a exposição é possível ver que naquela época, quando a União Soviética foi separada do resto do mundo por uma cortina de ferro e nas prateleiras das lojas em vez de roupas havia pó, os verdadeiros fashionistas encontraram maneiras de se vestir com estilo.

"Os ditadores da moda soviética eram atrizes de teatro e cinema, dançarinas, mulheres de funcionários do Estado", contou Vassiliev. Foram elas que tiveram a oportunidade de viajar para o exterior, comprar revistas de moda estrangeiras, tecidos e costurar roupas elegantes, para a inveja de suas compatriotas menos afortunadas. A maior parte das mulheres russas era obrigada a alterar as roupas pouco atraentes produzidas no país ou criar para si modelos usando o que tinham à mão. Assim, entre os objetos expostos está um vestido Charleston, feito a partir do manto de um padre, e uma saia para jogar tênis engenhosamente transformada em vestido.

Os manequins e as vitrines com acessórios foram organizados em sequência cronológica. Dos vestidos provocantes de lantejoulas e dos chapéus típicos da década de 1920, passamos para luxuosos vestidos do pós-guerra feitos de tule e veludo. Mais à frente, os anos 50 trazem saias acinturadas e vestidos no estilo New Look. No salão dedicado à década de 60, o destaque é um manto púrpura de brocado enfeitado com pele. Considerada praticamente indecente para a época soviética, a peça pertenceu à bailarina Olga Lepechinskaia. Outro objeto original é a peça "Raduga" (arco-íris, em russo), constituída por um macacão e uma túnica de autoria do estilista Pierre Cardin, pertencente ao guarda-roupa da bailarina Maia Plissetskaia. O traje é de 1973, época em que Plissetskaia era o rosto da grife Pierre Cardin. A exibição também conta com peças de vanguarda: capas e chapéus de penas, sacos com bordados, vestidos com complexas estruturas geométricas, etc.

A exposição permanece até o dia 12 de junho em Moscou. Em seguida, as peças irão para São Petersburgo, e depois, para a Estônia. De acordo com a curadora da exposição, Irina Korotka, estão em andamento negociações para realizar a exposição na Itália e é possível ainda que a mostra seja exibida na França.

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies