França constrói porta-helicópteros Mistral para Rússia

Foto: RIA Nóvosti

Foto: RIA Nóvosti

Em fevereiro de 2012, a França vai começar a construir o primeiro porta-helicópteros da classe Mistral para a Rússia, declarou na última terça-feira (23) o vice-diretor do Serviço Federal de Cooperação Técnico-Militar da Rússia, Aleksandr Fomin.

“A cerimônia de assentamento da quilha ocorrerá no início de fevereiro no estaleiro francês de Saint-Nazaire", declarou Fomin.

O contrato de construção do Mistral de 1,2 bilhões de euros (cerca de R$ 2,7 trilhões) é um dos maiores na história da cooperação técnico-militar entre a Rússia e a França.

De acordo com o contrato, o primeiro navio será entregue à Rússia em 2014 e o segundo, em 2015. Atualmente as partes negociam a construção de cascos para mais dois navios em estaleiros russos.

O porta-helicóptero Mistral tem 210 metros de comprimento, desloca 21 mil toneladas de água e tem velocidade máxima de 18 nós. Com uma tripulação de 140 homens o navio pode transportar até 450 soldados e 16 helicópteros, cobrindo uma distância de 20 mil milhas. A Rússia planeja usar os navios Mistral para transportar helicópteros Ka-52K e Ka-29.

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies