Moscou deve conceder garantias para sediar a Copa do Mundo de 2018

Jérôme Valcke (à dir.) Foto: RIA Nóvosti

Jérôme Valcke (à dir.) Foto: RIA Nóvosti

O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, ficou chocado com os congestionamentos de trânsito de Moscou. O anúncio foi feito por ele próprio em uma entrevista coletiva dedicada à primeira reunião do Conselho Fifa – Comitê Organizador Rússia-2018.

“Começamos uma verdadeira parceria com o lado russo”, disse o responsável, citado pelo correspondente do Sportbox.ru, Aleksandr Nazarov.

“Alguns podem dizer que é muito cedo, mas sabemos, pela experiência com os campeonatos anteriores, que a preparação para a Copa do Mundo leva muito tempo. A Rússia precisa fazer um grande trabalho em termos de infraestrutura e necessita desses sete anos. Ao mesmo tempo, estamos satisfeitos com os esforços desenvolvidos pelo governo russo. Agora estamos, certamente, com os olhos postos no Brasil que vai sediar a Copa em 2014, mas continuaremos também trabalhando com a Rússia”, declarou Valcke.

Veja abaixo a entrevista com o secretário-geral da Fifa.

- Que preocupações a Fifa tem com a realização da Copa do Mundo na Rússia?

- Francamente, estamos mais preocupados com o Brasil, pois esse país ainda tem muito trabalho por fazer para a Copa do Mundo. Na Rússia, só estamos começando a trabalhar. Primeiro, deveremos selecionar 11 cidades-sede do campeonato. Estive, por enquanto, só em Saransk e Moscou. A Mordóvia (república federada da Rússia) me pareceu muito interessante. Quanto a Moscou, a situação do trânsito local é muito difícil, é um verdadeiro pesadelo. A Rússia terá muito o que fazer, mas nas Copas do Mundo tudo se repete. Milhares de pessoas virão ao país, devendo a Rússia hospedá-las e lhes garantir a liberdade de locomoção. São necessidades  básicas. Temos seis anos para fazê-lo e sete anos antes da Copa do Mundo.

- Que outras impressões tem de Moscou?

- Esses são meus primeiros dias na Rússia. Serão necessárias semanas ou até meses para podermos ver tudo. É difícil imaginar que a Copa do Mundo não chegue a Moscou ou a São Petersburgo. Mas se essas cidades não nos derem garantias necessárias e não as levarem à prática, elas não serão qualificadas para receber a Copa do Mundo. Exigimos da Rússia o mesmo que exigimos do Brasil e do Qatar. Nessas questões não pode haver compromissos.

- O que acha de incluir a língua russa na relação dos idiomas oficiais da Fifa?

- Deveremos, certamente, adicionar a língua russa em nosso site após 2014, quando boa parte de nossa página na internet será dedicada ao campeonato mundial na Rússia. Já adicionamos o árabe e o chinês. Mas, desde já, nosso site tem um uma seção em russo dedicada à Copa do Mundo na Rússia. Num futuro próximo, vamos traduzir as outras páginas de nosso site.


Originalmente publicado no site  news.sportbox.ru

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies