Conserve o verão em uma compota

Lori/Legionmedia
A conservação de alimentos em compotas e geleias de frutas (varênie, em russo) é uma obsessão nacional.

Em uma datcha (casa de campo), cada um faz seu papel. Os homens se levantam cedo para consertar as coisas: martelam, serram e pintam, despertando a ira dos vizinhos que ainda dormem. As mulheres cuidam do jardim, preparam as refeições e arrumam a casa.

Já os mais velhos, quando não estão sentados lembrando de quão melhor era o passado, caminham lentamente pelo território com uma cesta, colhendo qualquer fruta que possa ser enlatada e conservada para o inverno.

A conservação de alimentos em compotas e geleias de frutas (varênie, em russo) é uma obsessão nacional. Nas regiões mais pobres, trata-se de uma questão de economia. Mas até nas datchas mais suntuosas as florestas estão cheias de apanhadores de frutas.

Em um país que já presenciou a fome por diversas vezes, sempre vale a pena pensar no futuro, especialmente quando o clima é quente e a comida, abundante.

Frutas como framboesa, morango e amoras são geralmente as mais usadas, mas pode-se fazer varênie de praticamente tudo: de ameixas e maçãs a cascas de melancia e pétalas de rosa. Elas contêm pedaços das frutas das quais foram feitas e são conservadas à base de açúcar.

Assim como diversos pratos russos, o varênie é conhecido por suas propriedades medicinais – netinhos com febre costumam tomar chá com varênie de framboesa, pois suas avós acreditam que isso os faça suar e se curar da doença. Doente ou não, aproveite!

Ingredientes:

• 2 kg de framboesas frescas recém-colhidas (podem ser compradas no supermercado também)

• 1,3 kg de açúcar

• Diversos potes de vidro, esterilizados em água fervente (as tampas também devem ser esterilizadas)

Modo de preparo:

Lave as framboesas.

Em uma tigela, faça várias camadas de framboesa e açúcar e deixe a mistura descansar até que as frutas comecem a produzir suco. Isso pode levar de 4 a 8 horas, dependendo da temperatura do ambiente (quanto mais alta for, mais rápido será o processo).

Coloque a mistura em fogo baixo e aqueça até dissolver o açúcar; em seguida, aumente o fogo e deixe ferver por mais 1 ou 2 minutos.

Deixe esfriar e depois transfira a mistura para os potes. Certifique-se de que não há mais vapor sendo liberado. É também importante que o interior dos potes esteja completamente seco, pois a umidade poderá produzir mofo.

Feche os potes e coloque-os em uma panela de água fervente por 10 minutos.

Quando estiverem frios, armazene os potes em um lugar escuro e seco.

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies