Paraíso de um poeta

Além de paisagem bucólica, passeio oferece imersão no universo do poeta

Além de paisagem bucólica, passeio oferece imersão no universo do poeta

Phoebe Taplin
Propriedade próxima a Moscou onde o simbolista russo Aleksandr Blok escreveu muitos de seus versos está aberta a visitação pública.

O poeta simbolista Aleksandr Blok não é muito conhecido fora da Rússia, mas, mesmo se você nunca tiver ouvido falar nele, vale a pena visitar a bela região rural de Chakhmatovo, onde ele cresceu. Seu avô chamava o lugar de “um pedaço do paraíso, não muito longe de Moscou”. Localizado entre pradarias floridas, em uma intensa área rural a apenas uma hora ao norte da capital, esse tesouro escondido é um ótimo passeio a se fazer nos arredores de Moscou.

Fotos: Phoebe Taplin

Foi o famoso químico Dmítri Mendeleiev, criador da tabela periódica, quem primeiro encorajou o avô de Blok, o botânico Andrei Bêketov, a se estabelecer naquele local. Ainda jovem, o poeta caminhava longas distâncias com seu avô em busca de espécimes botânicos. Numa cavalgada pela região, Blok acabou conhecendo a filha do químico, Liubov Mendeleieva, com quem se casou. No vilarejo de Tarakânovo, próximo a uma lagoa tranquila rodeada por bancos brancos, encontram-se as ruínas da Igreja do Arcanjo Miguel, onde o casal celebrou sua união. Atrás da igreja, em um vale verdejante, há um monumento de bronze dedicado a eles.

Tarakânovo é formada apenas por um grupo de casas de campo e uma loja em meio às planícies relvadas. Um aviso próximo ao ponto de ônibus indica aos visitantes um pequeno caminho para o museu. Nas três salas da antiga Escola de Capitães de Terra, estão expostas coleções de fotografias, cartas e imagens que servem como uma boa introdução à família de Blok – e a seus vizinhos, os Mendeleiev, que viviam a 7 km dali. Algumas das fotografias mais intrigantes retratam o teatro amador local, onde Blok e a futura esposa atuaram.

A poucos quilômetros dali, seguindo um caminho de terra pelo pasto, chega-se ao vilarejo de Chakhmatovo, onde Blok passou a maior parte dos anos de 1881 a 1916. Os campos ao redor do vilarejo são cheios das flores que ele tanto adorava. Em um de seus poemas, Blok fala de “suntuoso cravo” e “inocente centáurea”, compondo um cenário que claramente retrata esse local. Por isso, fãs do poeta se reuniam nesses campos, em um festival anual de poesia, mesmo depois que a casa foi destruída. Uma grande pedra próxima ao portão indica o ponto onde o evento acontecia antes da reconstrução.

Embora o local, feito de madeira, seja uma réplica – a primeira casa foi destruída em um incêndio, em 1921 – a reconstrução recuperou a atmosfera e o charme de outrora. Há sempre flores frescas em vasos nas janelas. Muito do mobiliário original, retirado da casa quando Blok e sua família foram despejados após a revolução, foi trazido de volta.

O luminoso escritório, no andar de cima da residência, oferece ampla vista para os campos. Blok escreveu centenas de poemas no local, integrando-o à sua obra. Em “Como se eu nunca tivesse partido”, ele escreve:

“Casa cinza, e – no mezanino/
Uma janela: amarelo, vermelho e azul/
Como se tivesse que ser assim...”

Atrás da casa principal, há uma série de caminhos que percorrem a floresta repleta de lírios, morangos selvagens e aquilégias. Enquanto a restauração continua em alguns dos prédios ao redor , as partes já terminadas estão praticamente perfeitas.

Há mais fotografias e anotações do poeta em um prédio anexo. Próximo a ele, encontra-se um sofá de grama criado pelo escritor e pela esposa. No fim de um caminho de concreto, logo após o portão principal, o visitante depara-se com uma lagoa maior, com vários balanços. Habitada por muitos sapos, ela é coberta por algas. A avó de Blok, Ekaterina Beketova, poeta e tradutora, descreveu o local em 1878: é um local onde a “água dorme silenciosamente por baixo de um espesso veludo verde”.

Passeio extra

Os turistas também podem incluir no passeio uma passagem pelo município vizinho de Solnetchnogorsk, ou "cidade do sol". A uma hora de ônibus ao norte de Moscou, a cidade começou como um parada a caminho de São Petersburgo. No século 19, tentou-se fazer um canal em Solnetchnogorsk para o transporte das pedras do rio Volga para a construção da Catedral do Cristo Salvador, em Moscou.

Depois de 20 anos de obras, o canal ainda tinha menos de 10 km de comprimento. Então,em 1851, foi inaugurada lá uma estrada de ferro, tornando o canal desnecessário. O Lago Senej, um dos maiores na região de Moscou, que foi criado então, hoje é muito popular  para descansar, pescar e praticar canoagem. Vale a pena visitar também o parque e suas esculturas, e o museu de história local. A atração principal, contudo, é mesmo o lago, com suas praias e encostas arborizadas.

Para chegar lá:

Com saída a partir do metrô Voikovskaia, em Moscou, o ônibus 440 vai para Solnetchnogorsk em intervalos de 20 minutos. O preço da passagem é de cem rublos e alguns veículos têm ar-condicionado. O ônibus número 24, por sua vez, parte de Solnetchnogorsk rumo ao vilarejo de Tarakânovo às 11h20 e às 13h35.

Se esses horários não forem convenientes, é mais fácil combinar uma corrida, por cerca de 300 rublos, com um dos taxistas locais, que costumam ser muito solícitos. Os ônibus de volta saem às 14h20 e 16h42. Para entrar em cada parte do museu é necessário um ingresso, que custa entre 50 e 250 rublos.

Achou caro? Mas saiba que, ao chegar ao local, é difícil não querer contribuir com a preservação desse autêntico pedaço do paraíso.

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies