Céu mais claro

Com nova roupagem, planetário de Moscou é reinaugurado. Saiba quais serão suas principais atrações.

Fotos: Anton Akimov

 

Às vésperas da inauguração do planetário de Moscou, a diretora-científica Faina Rubleva prepara estudantes do Instituto Sternberg para o trabalho de guias. Dessa forma, reestabelece uma importante ligação entre as gerações russas: há jovens que possivelmente já ouviram falar do observatório, mas nunca foram lá.

 

Ela é testemunha da longa e, durante os últimos 17 anos, torturante história do planetário de Moscou. Trabalha no local por mais de três décadas, tornando-se a única funcionária a permanecer após o encerramento de suas atividades, no ano de 1994.

 

A inauguração do planetário, construído em 1929 pelo decreto do Conselho de Moscou, contou com a presença de Maksim Litvinov, vice-comissário do povo para os negócios estrangeiros, do professor catedrático Nikolai Semashko e do escritor Anatoli Lunatcharski.

 

A criação do primeiro planetário na União Soviética foi um fato importante: faltava comida, mas cada operário pôde ver todos os detalhes de um céu estrelado. Ano após ano, os programas do observatório se ampliaram tanto que a visão das constelações no edifício número 5 da Sadovaia Kudrinskaia acabou se tornando o principal evento da cidade.

 

Sob a cúpula, redemoinhavam-se nuvens, brilhava a abóbada celeste, corriam cometas, eclipsava-se o Sol, voava o foguete de Tsiolkovski com uma cauda de fogo e, no fim do espetáculo, aparecia uma projeção brilhante do aparelho Sol Soviético, acompanhada por uma música épica. Durante a guerra, o planetário deixou de funcionar por apenas dois meses.

 

Após o desmoronamento da União Soviética, em 1994, o empresário Igor Mikitassov comprou 50% das ações da recém-criada sociedade anônima Moskovski Planetari (Planetário de Moscou). Com a intenção de transformá-lo num moderno centro recreativo-científico, com restaurante e parque de diversões, ele fechou o espaço e iniciou a sua restauração.

 

Àquela altura chefe do departamento científico-metodológico, Faina conta que, logo depois do encerramento das atividades do planetário, ela e outros sete colegas transferiram todos os documentos, arquivos, modelos dos planetas e mesmo os velhos projetores do céu estrelado para uma casa nos fundos do terreno.

 

Em pouco tempo, o dinheiro de Mikitassov acabou. Então, a procura por investidores se transformou num conflito com o intermediário do banco, culminando em um processo penal. Depois, verdadeiras ‘guerras das estrelas’ eclodiram em torno do espaço. Como resultado, as autoridades de Moscou obtiveram 100% das ações do planetário, afastaram o empresário do comando e investiram três bilhões de rublos (R$ 171,6 milhões) em sua reconstrução. Mikitassov chamou essa ação de um “ataque raider” e abandonou o país.

 

É possível que um ataque raider tenha acontecido, mas o fato é que o dinheiro estatal ajudou o observatório. Em sua reconstrução, a altura do edifício aumentou em seis metros e duas novas torres foram construídas. Segundo a funcionária Anastassia Kazantseva, quando ela começou a trabalhar no novo planetário, em 2008, o local pareceu um apartamento em um edifício recém-construído: só concreto e paredes nuas.

 

Universo interativo

 

Tentou-se transformar o novo planetário em um centro moderno: porta-chapéus nos trilhos substituíram velas com senhas numeradas; há um cinema e elevadores para deficientes físicos. No museu Urânio, o visitante vê a maior parte dos objetos conservados por Faina Rubleva. No segundo nível, pode-se notar uma coleção de meteoritos – com orgulho, os funcionários do museu dizem que têm licenças por cada pedra extraterrestre, o que confirma a sua autenticidade.  

 

Mais acima, porém, está a atração mais importante do planetário: uma cúpula com 25 metros de diâmetro e superfície de 1000 metros quadrados. No centro da sala, está o famoso projetor Carl Zeiss Universarium M9, que é capaz de mostrar, por meio de suas 32 objetivas, mais de nove mil estrelas. Já que o público, como antigamente, solicita a realização de eventos no local, a direção prepara sessões de observação das estrelas e das galáxias de 50 minutos de duração. No telhado, encontra-se uma área astronômica que será aberta do fim da primavera até o início do outono.

 

Seguindo o exemplo dos museus científicos europeus, o novo planetário deseja combinar educação e entretenimento. A direção até ressuscitou as antigas aulas de astronomia: todos os anos, serão organizados cursos noturnos de três anos, às tardes, duas horas por semana. Após os exames finais, os voluntários podem trabalhar no plocal durante o verão como guias ou ajudantes.

 

Ainda não se sabe se o planetário fará aumentar o número de futuros astronautas ou de astrônomos. Entretanto, no planetário de Moscou, é possível destruir Plutão ou Saturno com asteroides, o que pode ser considerado uma conquista cósmica no atual período de promessas de inovações por parte do governo. 

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies