Otimismo bem fundamentado

Presidente do Conselho Empresarial Rússia-Brasil e vice-presidente do Banco Vnecheconom, Serguei Vassiliev/Foto:Photo Press

Presidente do Conselho Empresarial Rússia-Brasil e vice-presidente do Banco Vnecheconom, Serguei Vassiliev/Foto:Photo Press

Conheça a visão dos russos sobre as recentes reformas socioeconômicas no Brasil.

 

Os últimos 15 anos têm sido únicos não só na história do Brasil, mas de toda a América Latina. Durante os recentes anos de estabilidade política no maior país da América do Sul, foram realizadas reformas socioeconômicas que transformaram radicalmente a cara do Brasil e de sua sociedade. Esta opinião foi expressa de forma unânime pelos participantes de um seminário em Moscou, do qual participaram famosos economistas e políticos russos.


O seminário foi organizado por iniciativa da Escola Superior de Economia, instituição econômica de maior prestígio na capital russa, e pela influente associação pública não governamental Conselho de Política Externa e de Defesa. O tema do debate ("Modernização no Brasil: Progressos e Perspectivas") despertou grande interesse de cientistas, políticos e economistas russos.


Presidente do Conselho de Política Externa e de Defesa, o cientista político Serguei Karaganov disse: "O Brasil tem mostrado ao mundo um exemplo de que um país agrário e de Terceiro Mundo pode se transformar, num período relativamente curto, em um Estado desenvolvido. E, para a Rússia, tal experiência é extremamente interessante". A maioria dos oradores concordou com essa interpretação da questão e salientou a necessidade de se tirar lições práticas da experiência do país sul-americano.


De acordo com o presidente do Conselho Empresarial Rússia-Brasil e vice-presidente do Banco Vnecheconom, Serguei Vassiliev, "em termos econômicos, a Rússia e o Brasil são muito semelhantes. Temos mais ou menos o mesmo número de habitantes, além de um volume de produção industrial e um PIB parecidos. No entanto, a eficácia e a velocidade de transformação nos dois países são muito diferentes".


Comparando as reformas brasileiras e russas, Vassiliev sublinhou que, em geral, elas têm sido mais bem-sucedidas no país da América do Sul. As razões para isso, em sua opinião, estão tanto no caráter objetivo como no subjetivo. Por motivos objetivos, consideram-se os recursos do desenvolvimento histórico de cada uma das duas nações. Entre as razões subjetivas, o empresário destacou o alto nível de profissionalismo dos economistas brasileiros e a responsabilidade das elites.


Tendo examinado em detalhes a evolução e os resultados das reformas econômicas no Brasil, o presidente do Conselho Empresarial Rússia-Brasil expressou estar convencido de que o país tem ótimas perspectivas de mais crescimento. De acordo com ele, a situação atual é favorável do ponto de vista demográfico e de estabilidade política e institucional. Por isso, diz Vassiliev, o Brasil será capaz de resolver em seus problemas com sucesso em um futuro próximo.

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies