Planetário de São Paulo inaugura programação destinada à cultura russa

No sábado, dia 30 de abril, às 19h, o planetário do parque do Ibirapuera, em São Paulo, exibiu a primeira sessão da projeção “Volta ao Mundo de Iúri Gagárin”. Realizado em comemoração ao cinquentenário da viagem do primeiro homem ao espaço, o evento foi adicionado à programação periódica do local.

A cerimônia contou com a presença do secretário do Verde e Meio Ambiente de São Paulo, Eduardo Jorge, representando o prefeito Gilberto Kassab; do cônsul-geral da Rússia na cidade, Anatóli Kapko; do representante da agência espacial russa Roscosmos, situada em Brasília, Guenádi Saenko; e do vice-representante da Agência Federal Russa de Apoio à Cultura Denis Sarantsev.

O evento contou com shows de dança folclórica e de coral da Associação Cultural Grupo Volga de Cultura Russa, sediada na Vila Zelina, na capital paulista.

Organizada pela Juventude Russa do Brasil e pela equipe do Planetário de São Paulo, a cerimônia também marcou a abertura de um ciclo de palestras e oficinas gratuitas e aberts ao público, a serem realizados conforme a programação abaixo:

14 de maio, às 15h: Oficina de culinária russa “Panquecas Blini na Terra e Pílulas no Espaço”

21 de maio, às 19h - Palestra “Missão Cumprida”, com o astronauta brasileiro Marcos Pontes;

28 de maio, às 15h - Palestra “Tradições na Terra de Gagárin”;

5 de junho, às 14h30 - Palestra “No Banheiro Espacial”

18 de junho, às 15h - Oficina de culinária russa “Panquecas Blini na Terra e Pílulas no Espaço”;

2 de julho, às 15h - Oficina de dança “Reverência aos Astros”;

9 de julho, às 15h - Palestra “A Torre de Babel no Espaço”;

16 de julho, às 15h - Palestra “A Astronomia no Calendário Russo”.

A sessão especial “Volta ao Mundo de Iúri Gagárin” e a exposição “De Iúri Gagárin a Marcos Pontes” estão abertas para visitação até o dia 30 de agosto. Os interessados em obter informações adicionais e fazer inscrições para as palestras e as oficinas podem entrar em contato pelo telefone (11) 5575-5425 e pelos sites www.prefeitura.sp.gov.br/astronomia  e  www.grupovolga.com.br

+
Curta a "Gazeta Russa" no Facebook